
São José intensifica ações contra ocupações irregulares e fiscaliza área no Vale das Palmeiras
A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp), realizou nesta terça-feira (30) e quarta-feira (1º) mais uma série de ações para coibir ocupações irregulares em áreas de preservação permanente. Três construções de madeira, com cerca de 40 metros quadrados cada, foram demolidas nos morros do Alemão (Potecas), Brejaru (no limite com Palhoça) e Morro Azul (Forquilhas). A operação contou com o apoio da Secretaria de Infraestrutura, que fez o recolhimento do material resultante das demolições para descarte adequado.
Na manhã desta quarta-feira, a equipe de Fiscalização de Áreas Verdes esteve também no Vale das Palmeiras, no Alto da Boa Vista, próximo à Avenida Osvaldo José do Amaral (Avenida das Torres), realizando inspeções preventivas. Atualmente, 15 pontos considerados críticos recebem monitoramento constante por parte da Prefeitura. As ações seguem a legislação urbanística e ambiental vigente e atendem recomendações do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
Segundo o secretário adjunto da Susp, Michael Pedro Rosanelli, diariamente é realizado operações em vários pontos do município, totalizando mais de 60 demolições e mais de mil fiscalizações apenas em 2024. “O trabalho diário de fiscalização tem surtido efeito e estamos percebendo uma redução nas tentativas de novas ocupações”, destacou Rosanelli.
Rosanelli reforça que as construções irregulares oferecem graves riscos. “Muitas dessas ocupações são erguidas em encostas instáveis, com supressão de vegetação, corte de taludes e parcelamento irregular do solo. São situações que colocam vidas em risco e causam sérios danos ambientais”, alertou.
Outras frentes de atuação
Além das ações contra ocupações irregulares, as equipes da Susp também atuam diariamente em abordagens de pessoas em situação de rua. Nessas operações, são recolhidos materiais como colchões e pertences, e já foram encontrados simulacros de armas e facas, reforçando a importância da atuação preventiva.
A Prefeitura orienta que os moradores busquem informações sobre a legalidade de terrenos e construções diretamente na Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (48) 3381-0020.
‹›
Comentar