Prefeitura em Ação mapeia focos da dengue em Forquilhinha

  • primer tv
  • 18/Jul/2022
  • 0
  • Agentes orientam população a descartar recipientes com água parada e disponibilizam larvicidas

O Programa Prefeitura em Ação iniciou hoje (18) os trabalhos no bairro Forquilhinha mapeando focos do mosquito Aedes Aegypti. A operação de limpeza e manutenção de logradouros, com disponibilização de serviços ao cidadão, ficará em média 15 dias no bairro, seguindo depois para as comunidades de Nossa Senhora do Rosário e Roçado.

Na comunidade Benjamin, a dengue foi diagnosticada em seis pessoas: quatro mulheres e dois homens, entre os 18 a 40 anos (todos fora de perigo). A líder comunitária Marilene de Souza Oliveira, de 52 anos, esclarece que procura conscientizar os trabalhadores a evitar recipientes com água parada.

Líder comunitária Marilene de Souza Oliveira

De acordo com a gerente do Programa de Endemias, Sirleia Aparecida da Silva Porto, quando a equipe visita e detecta uma residência com vaso, água parada e entulhos, com área infestada de foco, agente disponibiliza larvicida com eficácia de dois meses.

O agente orienta o morador sobre o que necessita fazer, como colocar água sanitária no ralo, remover o suporte dos vasos, ou se necessita remover o entulho. O morador tem um prazo de cinco e 10 dias para regularizar o ambiente. Após o prazo, a Vigilância Epidemiológica retorna ao local , caso não haja mudança, a situação é encaminhada para a Vigilância Sanitária, que tem o poder de aplicação da multa.

PROGRAMAS SOCIAIS

Nessa edição do Prefeitura em Ação, estão sendo oferecidas 25 vagas do CadÚnico (Cadastro Único), para os moradores do bairro Forquilhinha , que possibilitam o acesso de famílias com baixa renda a programas sociais. O serviço está localizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e seguirá com os atendimentos até às 16h, por ordem de chegada.

Os interessados devem levar todos os documentos originais dos membros que residem na mesma casa, como RG, CPF e Carteira de Trabalho. Os trabalhadores de carteira assinada, necessitam levar o contracheque recente; estudantes devem apresentar comprovante de matrícula da escola e comprovante de residência como talão de água, luz, telefone, IPTU. A falta da apresentação dos documentos poderá impedir o atendimento.

A prioridade para quem tem renda de até meio salário mínimo ou estiver com o cadastro desatualizado. É necessário levar um documento original de cada pessoa que mora da casa como RG, CPF, Carteira de Trabalho*, assim o cadastro ficará completo e correto. Se alguém trabalha com a *carteira assinada, é preciso levar um contracheque recente e apresentar comprovante da escola de quem está estudando e comprovante de residência como talão de água, luz, telefone, IPTU. A falta da apresentação dos documentos poderá impedir o atendimento.

Comentar

0 Comentários