Enxerga São José: iniciativa completa um ano com mais de 6 mil crianças atendidas
O programa Enxerga São José celebra um ano nesta quinta-feira (24), com mais de 6 mil crianças atendidas e 734 óculos distribuídos gratuitamente. O programa auxilia no diagnóstico precoce de problemas de visão e contribui para a melhoria do desempenho escolar. Desenvolvido pela Prefeitura, por meio de parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, o Enxerga tem como objetivo fornecer atendimento oftalmológico a alunos da rede municipal de ensino, desde a pré-escola até o 9º ano do Ensino Fundamental.
Christian Santos, pai de Miguel, de 4 anos, aluno do CEI San Marino, agradeceu pela Prefeitura proporcionar mais qualidade de vida ao pequeno, que possui 13 graus de miopia. “Pela dificuldade na visão, ele caía muitas vezes, não enxergava praticamente nada e isso também dificultava o aprendizado na escola, que estava atrasado. Tinha que olhar bem perto, para conseguir ver algo. E com o óculos, está enxergando perfeitamente bem. Se adaptou rápido e está adorando. Eu, como pai, achei excelente a qualidade. Estamos bem felizes”.
A visita regular ao oftalmologista e a realização de exames preventivos são essenciais para a saúde ocular. Além de identificar dificuldades que podem impactar na aprendizagem, o Enxerga São José elimina barreiras econômicas, oferecendo gratuitamente lentes corretivas.
“Sabendo que a acuidade visual desempenha papel fundamental no desenvolvimento físico e psicossocial da criança, sobretudo em idade escolar, a triagem oftalmológica nas escolas é de extrema importância, para que se garanta diagnóstico precoce aos possíveis agravos”, salienta a secretária de Saúde, Sinara Simioni.
O grande diferencial do programa é seu consultório móvel de oftalmologia, que percorre de forma itinerante as escolas do município de São José, realizando avaliações visuais nos alunos. A equipe é composta por médico oftalmologista, enfermeiro, técnico de enfermagem, administrativo e a ótica, que garante o fornecimento completo de óculos para crianças que apresentam alterações visuais, em até sete dias após a consulta.
Comentar