Educação e Fundesj apresentam Programa de Apoio e Capacitação para APPs de São José
A Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Educacional Municipal de São José reuniram diretores, professores, pais e responsáveis nesta quinta-feira (29) para apresentar uma proposta inicial do Programa de Apoio e Capacitação para Associações de Pais e Professores (APPs) da rede municipal de ensino de São José.
O objetivo é apoiar a gestão e promover capacitação permanente para boas práticas da administração das APPs. “Nesta reunião com os membros das APPs, ouvimos sugestões para aprimorar o programa, entendendo as necessidades e adequando horários e conteúdos para que esses ensinamentos contribuam para a condução das atividades”, destacou a secretária Municipal de Educação e superintendente da Fundação Educacional, Maria Helena Krüger.
A capacitação deverá iniciar em julho e será desenvolvida em três módulos, de 4 horas cada, com palestras coordenadas por profissionais de instituições de ensino superior (Univali, Senac e Estácio). O primeiro módulo focará no conceito, objetivos, funcionamento e organização das APPs. Já o segundo abordará aspectos jurídicos e contemplará a formulação de estatutos e regimentos das Associações. Enquanto que o terceiro módulo esclarecerá sobre a gestão financeira e contábil.
A demanda pelo treinamento foi apresentada por membros das APPs aos representantes da Prefeitura de São José. “Em nome das APPs, agradecemos. Estamos obtendo uma boa resposta”, citou o presidente da APP do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo, professor Arnaldo de Biasi Raldi.
A APP é um órgão independente, que representa os interesses comuns dos profissionais da educação e dos responsáveis pelas crianças e estudantes. Os membros auxiliam no cumprimento do projeto político-pedagógico e na gestão dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O PDDE, programa do Governo Federal, possui caráter suplementar e repassa anualmente recursos para as APPs. Os valores podem ser utilizados para cobertura de despesas com manutenção e pequenos investimentos para garantir o funcionamento e melhoria da infraestrutura física e pedagógica dos estabelecimentos.
Comentar