Atenção especial à acuidade visual de crianças da rede municipal de ensino

  • primer tv
  • 28/Jun/2022
  • 0
  • Programa Saúde na Escola capacita profissionais para identificar e encaminhar crianças com problemas para a avaliação oftalmológica

A Secretaria de Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola, promoveu terça-feira (28) a capacitação dos técnicos de enfermagem e agentes de saúde sobre a acuidade visual de crianças da rede municipal de ensino. A partir da capacitação, os profissionais poderão realizar o teste de visão em crianças de cinco a sete anos e, posteriormente, encaminhar as que necessitam de avaliação oftalmológica para as Unidades Básicas de Saúde – aquelas que apresentarem acuidade menor ou igual a 0,7 ou com estrabismo.

Conduziram a capacitação Danniele Moreira, pediatra e coordenadora do projeto Saúde na Escola; Rafaela Werlang profissional de educação física e Marília Susane Birck Dimatos, oftalmologista pediátrica do município. Marília destacou a importância do diagnóstico precoce de erros refrativos, como a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia,. Esclareceu que , a partir dos oito anos de idade, a criança completa a formação da visão e corre o risco de ter danos irreversíveis.

“Estamos fazendo esta capacitação para triar as crianças que tenham alguma dificuldade visual, unilateral ou bilateral, principalmente refracional, relacionada ao óculos e fazer esta detecção precoce, que impacta no desenvolvimento escolar”, observou Marília.

Um dos pontos que mais preocupam os profissionais os chamados “olhos preguiçosos”, considerada uma das situações mais comuns entre as crianças. Ela observ que isso acontece quando cérebro passa a ignorar a vista que apresenta imagem disforme, ao ponto da criança ficar cega. Nestes casos, são indicadoss tampões e colírios.

Durante a capacitação, foram apresentados métodos usados para o teste de visão, como a tabela de Snellen, Optotipos, medida decimal e fracional. Antes dos testes, as crianças serão orientadas para compreender as posições e as formas das figuras que enxergam. Serão escolhidos locais com boa iluminação, para aplicar o exame.

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

O Programa Saúde na Escola ocorre por meio da Secretaria de Saúde e Educação desde o ano de 2017. O objetivo do Programa em âmbito federal é a atenção integral às crianças e aos estudantes da rede pública com ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos educandos. Este ano estão sendo discutidas 14 pautas.

 

Fonte:saojose.sc.gov.br

Comentar

0 Comentários