Profissionais da educação infantil aprendem a lidar com situações de emergência

  • primer tv
  • 15/Jun/2022
  • 0
  • Curso em parceria da Prefeitura com Corpo de Bombeiros ensina primeiros socorros e como agir nos incêndios

A Prefeitura de São José, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de São José, concluiu, nesta quarta-feira (15), o curso de primeiros socorros, prevenção de incêndios e abandono de edificação destinado a educadoras dos Centros de Educação Infantil (CEIs) Nossa Senhora das Graças e Zenir Kretzer. O curso com carga horária de dez horas ensinou as professoras a agir em situação de emergência.

O 2º Sargento do Corpo de Bombeiros, Douglas Coelho da Silva, foi o responsável pelas aulas e destacou a importância de conscientizar os educadores a fim de evitar complicações no espaço de ensino.

 “A formação dos profissionais de educação em relação a primeiros socorros foi instituída pela Lei 137222/2018 intitulada “Lei Lucas”, mas resolvemos ampliar a formação deles este ano e proporcionar a ação de brigadistas voluntários, contemplando o conhecimento de primeiros socorros, de prevenção ao combate ao incêndio e abandono de edificação”, observou.

Douglas ressaltou a importância de instruir os professores de como podem auxiliar em situações de emergência, com atitudes rápidas, a exemplo de situações de engasgamento com crianças durante o horário das refeições no CEI. O engasgamento é uma situação simples de resolver, segundo o sargento, desde que seja feita de forma ágil tão logo perceba-se a obstrução da via aérea.

Se o profissional não conseguir realizar a manobra, ou não souber identificar, e a criança pode vir a óbito.  De tal maneira, explicou o sargento, o educador com o primeiro atendimento minimiza o problema do dano no organismo da criança até a chegada da equipe de emergência médica.

 

 

Fotos: Bianka de Liz/Secom PMSJ

Fonte: saojose.sc.gov.br/

Comentar

0 Comentários