Estudantes de São José participam do Concurso Oratória nas Escolas

Comunicação, persuasão, senso crítico e liderança. Para desenvolver todas essas habilidades, alunos do 8º e do 9º ano da rede municipal de São José estão participando do Concurso Oratória nas Escolas. Após seletivas na própria escola, um aluno de cada um dos dez Centros Educacionais Municipais (CEM) participantes concorrem na etapa municipal: CEM Antônio Francisco Machado (Forquilhão), CEM Flavio Scarpelli Leite (Escola do Mar), CEM Interativo (Floresta), CEM Jardim Solemar, CEM Luar, CEM Maria Hortência Pereira Furtado, CEM Morar Bem, CEM Renascer, Colégio Municipal Maria Luiza de Melo (Melão) e EEF Palmira Lima Mambrini.

Quatro capacitações – ministradas por profissionais, como fonoaudióloga e professora de Português – preparam os estudantes para estruturar as redações e o discurso, ensinam sobre postura, entonação da voz, linguagem corporal e posicionamento. O tema deste ano é “A coragem de fazer acontecer: como empreender seu próprio sonho”.

O estudante Nicolas Gustavo Mohr de Souza, de 13 anos, conta que essas atividades contribuem para o seu dia a dia e terão impacto também no seu desempenho profissional. “Desde já esses treinamentos me ajudam nas aulas e nos relacionamentos interpessoais. Mas já vejo também essa aplicação no futuro, esses ensinamentos certamente agregam na redação do vestibular, questões de Língua Portuguesa e interpretações das questões e futuramente também como médico ou advogado”, detalhou Nicolas, que está no 8º ano do Ensino Fundamental no CEM Maria Hortência Pereira Furtado.

Ao final dos treinamentos, os estudantes se apresentam, aquele que se destacar vence a etapa municipal e ganha uma premiação. A próxima fase envolve a etapa regional em Joinville, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de julho; o vencedor avança para a etapa nacional, em Marechal Cândido Rondon (PR) de 14 a 16 de outubro deste ano.

Com apoio da Prefeitura de São José e patrocínio do Mercado Brisa, o Concurso Oratória nas Escolas é desenvolvido pela Junior Chamber Internacional (JCI) São José, filiada à JCI Brasil, uma organização mundial de pessoas na faixa etária de 18 a 40 anos, que buscam no aprimoramento individual as bases para o desenvolvimento das comunidades.

“Nosso agradecimento à JCI e demais parceiros pelo treinamento dos nossos educandos. Iniciativas assim fortalecem nosso ensino”, frisou a secretária Municipal de Educação, Ana Cristina Hoffmann.

 

Foto: Divulgação Secom/PMSJ

Comentar

0 Comentários