Centro Histórico de São José promove Arraiá Junino inédito no dia 11

  • PRIMER TV
  • 06/Jun/2022
  • 0
  • No dia 12, marcando o Dia dos Namorados, a Feira da Freguesia promete também movimentar a comunidade local

 

 

 

 

O Centro Histórico ganhará um toque especial no mês de junho, além da tradicional Feira da Freguesia, que acontecerá no domingo (12). No dia 11 de junho, a Praça Hercílio Luz promove, pela primeira vez, o “Arraiá da Freguesia”. A comemoração contará com atrações típicas das festas juninas, como a pescaria, pau de fita, quadrilha, casamento da roça, bailinho do forró, apresentação do Boi de Mamão e atrações musicais.

Neste mês, a edição da Feira da Freguesia coincide com a comemoração do Dia dos Namorados, dia 12 de junho. Por isso, a Fundação Municipal de Cultura e Turismo acrescentou uma comemoração a mais: o Arraiá da Freguesian dia 11 de junho.

“Percebendo como a população tem grande apreço pelo Centro Histórico, as pessoas têm reconhecido esse momento de retomada dos eventos ao ar livre familiares, que ao mesmo tempo movimentam a economia e valorizam a cultura. Como a data da próxima Feira da Freguesia coincide com o Dia dos Namorados, pela primeira vez, decidimos promover um evento antecedendo a data, para não deixar passar em branco as comemorações da festa junina”, explica a superintendente da Fundação de Cultura e Turismo, Gilmara Vieira Bastos.

 

SANTO CASAMENTEIRO

Os eventos Arraiá da Freguesia e Feira da Freguesia, marcados para este fim de semana, nos dias 11 e 12 respectivamente, possuem um ponto em comum: o romance. Pois, dentro das comemorações juninas, também há a tradição popular de Santo Antônio, que é considerado o “santo casamenteiro”.

A crença nasceu supostamente na cidade de Nápoles, na Itália, por meio da história de uma moça, que gostaria de se casar, mas a família não possuía condições financeiras suficientes para pagar o dote dela. A moça resolveu se ajoelhar perante Santo Antônio, pedindo a intercessão dele.

 Por um milagre, a moça recebeu a visita do santo, que entregou-lhe um bilhete, pedindo que fosse até um comerciante, que lhe entregaria a quantia. O comerciante quando colocou a quantia irrisória percebeu que seriam necessários 400 escudos de prata, para que a balança alcançasse o equilíbrio. Naquele momento, se recordou que estava devendo a mesma quantia de uma promessa passada, que realizou ao mesmo santo, entregando a moça, que consequentemente, conseguiu se casar.

 

PROGRAMAÇÃO

Local: Praça do Centro Histórico de São José

15h – ABERTURA

15h30 – Show com o Sertanejo RODRIGO BARRETO

16h30 – Apresentações: Quadrilha das Turmas da Prof.ª TUKA

  • Companhia de Dança Jovem de São José
  • Alkimia Companhia de Dança de São José

16h45 – Apresentação: Pau de Fita (Grupo Querência Açoriana)

17h- Venha com seu traje e participe da Quadrilha Coletiva (Ateliê da Dança)

17h30- Intervenção Artística com o Personagem e Apresentador: Severino Arrasta Pé com a escolha Jeca mais Jeca e a mais Bela Sinhazinha

18h – Apresentação da Escola de Oleiros: O Oleiro, o Barro, o Torno e a Obra

18h30 – Pescaria da Olaria

19h- Casamento na Roça da Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José

19h15- Show de Forró com a Banda: Pra Lá e Pra Cá e Pra Lá

20h- Boi de Mamão do Ribeirão da Ilha

20h30- Aulão de Forró com o Prof. Rhuan Martins (Centro de Dança Passo a Passo)

21h- Show de Forró com a Banda: Pra Lá e Pra Cá e Pra Lá

 

Comentar

0 Comentários