Prefeitura discute novas estratégias de combate à Covid-19

  • Primer TV
  • 17/Jun/2020
  • 0
  • Novas ações de fiscalização e ampliação da testagem da população são algumas das medidas que serão realizadas pelo Município

Integrantes da Secretaria Municipal de Saúde e o Grupo de Enfren-
tamento à Covid-19 se reuniram com a prefeita Adeliana Dal Pont
para definir novas estratégias para combater a pandemia

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Grupo de Enfrentamento à Covid-19, está definindo novas estratégias para combater a pandemia no município.  Na manhã desta terça-feira (16), o grupo esteve reunido com a prefeita Adeliana Dal Pont para avaliar a evolução da doença e definir novas condutas para evitar o aumento da transmissão do vírus na cidade.

Conforme o último boletim epidemiológico, de 21 de março até agora já foram confirmados 221 casos do Coronavírus em São José. Deste total, 148 pessoas já estão recuperadas e 71 continuam com o vírus, sendo monitorados pelas equipes médicas. Desta forma, na medida em que se observa o aumento dos casos, a Prefeitura reavalia as ações e define novos protocolos de enfrentamento da pandemia.

A prefeita Adeliana e a secretária de Saúde, Sinara Simioni, 
detalham as novas ações para evitar o avanço do vírus

Uma das estratégias será a aquisição de mais testes rápidos e a implantação de um drive thru no CATI que fará a coleta dos moradores sintomáticos que já foram atendidos, avaliados e encaminhados pelas equipes médicas do Centro de Referência de Sintomáticos Respiratórios de São José e da UPA.

Com o retorno de atividades como comércio, rede hoteleira, restaurantes, academias e transporte público, a Prefeitura vem trabalhando para que esta retomada ocorra de maneira segura. Há medidas restritivas em vigor para evitar a aglomeração de pessoas. No transporte coletivo, por exemplo, que voltou a funcionar na última semana, só é permitida 50% da capacidade. Na primeira semana de retomada do serviço foram transportados 16.781 passageiros. Em 2019, em uma semana, esse número era de 570.952 pessoas.

Para fazer valer o cumprimento das medidas sanitárias, a Prefeitura vai intensificar ainda mais as ações de fiscalização e adotar novos protocolos, como a autorização para o fechamento dos estabelecimentos que insistirem em não cumprir as regras decretadas para o funcionamento do comércio local. Desde o início da pandemia, a Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Procon e Guarda Municipal já realizaram mais de 700 inspeções, 286 intimações e 27 interdições de estabelecimentos.

Será feita a aquisição de mais testes rápidos e a implantação de
um drive thru no CATI para pacientes sintomáticos

Mas é fundamental também que a sociedade continue fazendo sua parte, reforçando os cuidados com a higiene e respeitando as medidas preventivas. Para evitar o aumento da contaminação pela Covid-19, a orientação é que as pessoas fiquem em casa e saiam somente quando for necessário, usem máscara quando precisar sair, higienizem bem as mãos e continuem a utilizar o álcool 70%, além de respeitar o distanciamento mínimo entre as pessoas, evitando aglomerações. 

“São hábitos simples, mas totalmente necessários para evitar, não só a transmissão do Coronavírus, como também da gripe e outras doenças virais”, reforça Adeliana, ao lembrar a colaboração de todos é fundamental para que a cidade possa manter os níveis de infecção baixos sem precisar voltar a decretar medidas mais restritivas.

A última etapa da vacinação contra a Influenza também foi tratada na reunião. Para alcançar a cobertura vacinal de crianças de 6 meses a menores de 6 anos e gestantes, as unidades de saúde vão seguir atendendo essa população com agendamento. E para evitar a aglomeração, as vacinas serão disponibilizadas nos dias 29 e 30 de junho, em locais próximos às unidades de saúde, para os demais grupos da campanha que ainda não foram imunizados.

Ficou definido ainda, que será discutido com a AEMFLO, o fato de algumas empresas não estarem aceitando a declaração de contatos domiciliares. A aceitação do documento é recomendada por meio de portarias governamentais e protocolos do Ministério da Saúde que respalda o fornecimento do atestado de afastamento do trabalho a todos os pacientes portadores de sintomas respiratórios suspeitos de Covid-19, bem como, de seus contatos familiares.

“A definição de novas estratégias de combate à pandemia é feita de acordo com a evolução dos casos e das diferentes ocorrências que vão sendo constatadas pelas equipes técnicas a cada semana. Toda a estrutura da Prefeitura de São José segue mobilizada neste trabalho para alcançar objetivo principal que é cuidar e proteger a saúde dos josefenses”, assinala a prefeita Adeliana.

Fotos: Divulgação Secom/PMSJ

 

Comentar

0 Comentários