São José inova serviço de coleta com lixeiras subterrâneas

  • Primer TV
  • 12/Jun/2020
  • 0
  • As funcionalidades do novo sistema foram demonstradas à prefeita Adeliana Dal Pont, nesta terça (9), na Avenida Lédio João Martins, no Kobrasol

A prefeita Adeliana Dal Pont, acompanhada pelo secretário Milton 
Bley Junior, vistoria o novo Sistema de Contentores Subterrâneos
de Lixo instalado da Avenida Central do Kobrasol

A cidade de São José conta com uma novidade na coleta de resíduos. Trata-se do Sistema de Contentores Subterrâneos de Lixo (SCS), que consiste na implantação de lixeiras subterrâneas para armazenar um volume maior de resíduos comuns (orgânicos e rejeitos). Quem circula pelo calçadão da Avenida Lédio João Martins, no bairro Kobrasol, já pode observar a presença das duas estações que foram instaladas na Avenida Central. 

As funcionalidades das novas lixeiras subterrâneas foram demonstradas à prefeita Adeliana Dal Pont, nesta terça-feira (9), pela empresa Ambiental, responsável pelo serviço de coleta de lixo na cidade. Para a prefeita, a destinação correta do lixo deve ser uma preocupação de todos para a manutenção da saúde pública e do meio ambiente.

As novas lixeiras subterrâneas funcionarão em fase de testes
no Kobrasol e poderão ser instaladas nos outros bairros da cidade

“Acredito que o sistema chega a São José como mais uma ação para colaborar com a coleta organizada dos resíduos na nossa cidade. Por isso, é importante que as pessoas a utilizem corretamente, assim como, as lixeiras que já estão na superfície, pois ambos são equipamentos disponibilizados para que toda a sociedade ajude a manter nossa cidade sempre limpa e organizada”, reforça Adeliana.  

O gerente regional da Ambiental, Jairson José da Silva, explica que o sistema é dotado de diversos dispositivos de vedação com o objetivo de isolar os resíduos que forem ali depositados, evitando a propagação de odores, o acesso de vetores e da água das chuvas. “A operação é simples e requer poucas adaptações nos equipamentos utilizados na coleta convencional”, afirma o gerente.

O sistema conta com dispositivos de vedação para isolar os
resíduoss, evitando a propagação de odores, o acesso de vetores
e da água das chuvas

A coleta no local será realizada diariamente após as 22h35min, exceto aos domingos. “A expectativa é que a harmonia visual proporcionada pelo sistema de contentores subterrâneos cause um impacto positivo e requalifique a gestão de resíduos na cidade. Vamos acompanhar de perto como o sistema funcionará na prática para que possamos instalar estas novas lixeiras subterrâneas em outros bairros da cidade de São José”, assinala o secretário de Infraestrutura, Milton Bley Junior. 

O Sistema

A coleta mecanizada de resíduos sólidos comuns utilizando o Sistema de Contentores Subterrâneos (SCS) é uma tecnologia amplamente utilizada na Europa e em fase de difusão no Brasil. Consiste no armazenamento de resíduos, sólidos orgânicos e rejeitos, abaixo do nível do solo.

O sistema foi desenvolvido para atender às restritivas normas de segurança europeias. Deste modo, assegura aos funcionários, a partir de sistemas e travas antiquedas, uma coleta segura. As bocas coletoras possuem design de tambor para permitir ao usuário praticidade na deposição dos resíduos, evitando o acesso aos compartimentos internos.

O sistema é composto basicamente por uma caixa de concreto, que é a base para instalação dos demais equipamentos; uma plataforma com elevação hidráulica que eleva os contentores subterrâneos até o nível do solo, para sua remoção; contentores de 1.000 litros que armazenam os resíduos até que eles sejam coletados, e “bocas coletoras”, que fazem a interface entre o sistema de contentores subterrâneos e o usuário. 

Como funciona a Operação de Coleta

 O caminhão estaciona próximo aos contentores subterrâneos e um dos coletores conecta o acoplamento do caminhão ao da plataforma para elevá-la até a posição de coleta. Os contentores são removidos da plataforma, levados até o caminhão e basculados um a um.

Após acomodar os contentores vazios na plataforma, o comando instalado no caminhão é acionado para retornar a plataforma à posição de operação. Os resíduos coletados são compactados e transportados até o Aterro Sanitário para destinação final adequada.

 

Comentar

0 Comentários