Defesa Civil de São José desenvolve projeto piloto de prevenção com idosos

  • Primer TV
  • 08/Jul/2019
  • 0
  • O objetivo é formar multiplicadores de boas práticas em situações de emergência

O projeto piloto “Idoso: saiba como agir” foi apresentado com o
objetivo de prestar orientações de como agir em emergências

A Defesa Civil de São José está iniciando a realização de um projeto piloto com foco na terceira idade. Uma equipe esteve presente no Centro Comunitário do Zanellato, na tarde da última quarta feira (3), para apresentar a proposta voltada à prevenção de situações de emergência. Com o intuito de formar multiplicadores de boas práticas, o encontro permitiu solucionar dúvidas e prestar orientações de como agir em casos de desastres naturais.

O projeto “Idoso: saiba como agir” faz parte das ações da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) e, em São José, está sendo desenvolvido pelo Setor de Serviço Social da Defesa Civil Municipal com a parceria do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas Idosas, do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Zanellato, vinculados à Secretaria de Assistência Social; e da Legião da Boa Vontade (LBV).

A assistente social da Defesa Civil, Cíntia Sales, explica que a 
orientação aos idosos é importante porque geralmentes esta
população tem uma maior dificuldade de mobilidade

“A iniciativa surgiu do interesse na prevenção diante do tempo de resposta para algumas situações de desastres como inundação, enchente, deslizamento e vendaval. Decidimos trabalhar com os idosos pela experiência e pelas dificuldades de mobilidade desta população”, explica a assistente social da Defesa Civil, Cíntia Sales.

Para apresentar o assunto ao grupo, foi utilizado um vídeo sobre desastres e as consequências devastadoras nas cidades. O diretor da Defesa Civil Municipal, Telson Ronei do Nascimento, ficou responsável por conversar com os idosos e apresentar os serviços prestados à sociedade. “Pretendemos levar para os demais bairros do município essa conscientização, para criarmos uma cultura de cuidados para prevenir situações que coloquem em risco a população”, ressalta Telson.

O diretor da Defesa Civil Municipal, Telson do Nascimento, falou
sobre os serviços prestados pela instituição à sociedade

A roda de conversa proporcionou aos idosos sanar dúvidas a respeito do atendimento da Defesa Civil e relatar situações que já vivenciaram no dia a dia. Lindamir Maria Nunes, 66 anos, moradora do Loteamento Araucária e que participa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas Idosas, gostou da iniciativa e aprendeu dicas valiosas. “Foi muito bom, pois aprendi bastante sobre desmoronamento, enchentes e raios. Saber como nos cuidar nessas situações é importante. Vou passar tudo que aprendi para toda minha família”, conta Lindamir.

A Defesa Civil de São José está localizada no segundo andar da Prefeitura Municipal na Avenida Acioni Souza Filho, 403. Em situações de emergência, basta entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199, Guarda Municipal pelo telefone 153, ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Fotos: Divulgação Secom/PMSJ

Comentar

0 Comentários