USJ oferta aulas virtuais para não paralisar atividades durante a quarentena

  • Primer tv
  • 29/Apr/2020
  • 0
  • Alunos dos cursos de graduação e do Núcleo de Estudos Sênior da instituição participam das aulas virtuais sem sair de casa

 

Além das aulas, as reuniões da reitoria do USJ com a Fundesj tam-
bém estão sendo feitas de forma remota durante a quarentena

Por força de decretos estadual e municipal, como forma de prevenção à disseminação da Covid-19, as unidades de ensino tiveram que suspender as atividades presenciais. Esta realidade está fazendo com que muitas instituições estejam elaborando maneiras de continuar com o calendário letivo de forma virtual. É o caso do Centro Universitário Municipal de São José (USJ), mantido pela Fundação Educacional de São José (Fundesj), que está ofertando aulas virtuais desde o primeiro dia de quarentena para não suspender as atividades.

“Estamos prestando todo o atendimento necessário aos alunos com aulas remotas para que o processo de ensino aprendizagem continue a promover resultados de excelência”, reforça o reitor do USJ, professor Renato Brittes. Ele lembra que as reuniões da reitoria também estão ocorrendo de forma virtual e que todas as medidas de precaução contra o Coronavírus estão sendo seguidas para preservar a saúde de todos.

Devido à capacitação que já havia sido oferecida, a grande maioria dos professores conseguiu prosseguir com as atividades de modo virtual, utilizando salas virtuais como Google Meet, Zoom, Hangout. “Para os professores e alunos que apresentaram dificuldades na utilização da plataforma ou em outros sistemas de ensino ofertados, a reitoria do USJ disponibilizou um professor tutor especialmente para a prestação de assessoria a esse público”, explica a vice-reitora Acadêmica e Administrativa do USJ, professora Janine Pacheco da Luz.

Neste processo, um ponto importante foi a recomendação da superintendente da Fundesj, Ana Cristina Hoffmann, em outubro de 2019, para que a instituição implantasse a Plataforma GSuíte - Google for Education e tivesse acesso às diversas ferramentas ofertadas pelo sistema.  “Seguimos esta orientação e, com isso, todos os professores e os alunos das primeiras fases receberam capacitação para acessarem a referida plataforma, o que tem possibilitado darmos continuidade às aulas na modalidade à distância, sem prejuízo do calendário acadêmico”, destaca Janine. 

Por intermédio da modalidade à distância, além dos alunos dos cursos de graduação, a instituição também dá continuidade às aulas do Núcleo de Estudos Sênior (NES), um dos projetos de extensão mais antigos do USJ, para que idosos e adultos com mais de 45 anos continuem participando ativamente das aulas sem saírem de suas respectivas casas.

“Estou gostando muito de continuar participando das aulas, me sinto muito grata em fazer parte deste grupo e espero que mais pessoas possam ter esta oportunidade”, comenta uma das alunas, Kátia Linhares. “A dinâmica é muito divertida e as aulas à distância estão excelentes”, acrescenta a aluna Maria Aparecida de Souza Sell.

Para a superintendente da Fundesj, Ana Cristina Hoffmann, a continuidade do trabalho do USJ tem sido possível devido ao empenho da equipe de docentes da instituição, que tem adotado novos modelos de mediação e construção do conhecimento para que as aulas não parem. “Os professores seguem se aperfeiçoando e estabelecendo diálogo constante com a reitoria e coordenação dos cursos para que o semestre seja concluído com sucesso e tranquilidade na certeza que, em breve, por meio da colaboração de toda a comunidade, o convívio social e as aulas presenciais possam ser retomados”, assinala Ana Cristina.

 

Comentar

0 Comentários