Prefeitura de São José - Secretaria de Comunicação

 material reúne informações sobre a evolução do Coronavírus no município

Com o objetivo de informar a população sobre o Coronavírus no município, a Prefeitura de São José divulgou, nesta sexta-feira (24), o Boletim Epidemiológico atualizando os dados da Covid-19 registrados na cidade. O documento, elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, mostra a evolução dos casos desde o dia 21 de março, quando houve o primeiro registro, até esta quinta-feira (23). Em cerca de um mês, foram confirmados 49 casos.

Segundo a secretária de Saúde, Sinara Simioni, o boletim mostra como está se comportando a contaminação do vírus no município. “A partir deste levantamento, identificamos o aumento de casos na última semana, em comparação com os primeiros dados do mês de março. Nossa equipe está preparada e continuamos acompanhando esses números, pois são informações importantes para que a Secretaria de Saúde projete novas ações”, afirma.

Dos 49 casos confirmados de Covid-19 em residentes de São José, 26 foram registrados pelo Lacen-SC, 20 por laboratórios privados, validados pelo Lacen-SC; e foram três confirmados por teste rápido. Destes, 21 (42,9%) são mulheres e 28 (57,1%) são homens. Além disso, 370 foram descartados e 17 ainda aguardam resultado.

O gráfico dos casos diagnosticados positivo para a doença demonstra que as idades mais afetadas são entre 31 e 60 anos, atingindo o pico entre 41 e 50 anos. Dos casos confirmados, 10 estão em isolamento domiciliar e 26 finalizaram quarentena (curados). Entre os 13 pacientes internados, cinco foram para a UTI (um permanece internado, três receberam alta e um foi a óbito), outros oito foram encaminhados para Unidade de Internação (sete receberam alta hospitalar e um permanece internado).

Para a prefeita Adeliana Dal Pont, os números reforçam a importância das medidas preventivas adotadas pelo Município. “Desde o dia 13 de março, a Prefeitura vem atuando em diversas frentes para o enfrentamento do Coronavírus em São José. Toda nossa equipe está mobilizada e é fundamental que a população continue fazendo a sua parte. Quem puder, deve permanecer em casa e, se for necessário sair, use máscara, respeite a distância de outras pessoas e faça a higiene constante das mãos”, destaca Adeliana.

Durante esta semana, as equipes de Saúde, com o apoio da Guarda Municipal, estão realizando ações nos bairros mais movimentados da cidade. Na Blitz da Saúde, os profissionais fazem a medição da temperatura para identificar possíveis casos suspeitos da Covid-19. As pessoas com febre são encaminhadas para o atendimento no CATI. Nos últimos dias foram realizadas ações nos bairros Forquilhinha, Bela Vista e Fazenda Santo Antônio.

Também nesta semana, foi iniciada a nova etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Nesta fase serão imunizados os doentes crônicos, profissionais do transporte coletivo (motoristas e cobradores), caminhoneiros e adolescentes em medida socioeducativa. O Dia D de vacinação será realizado neste sábado (25), nas unidades de saúde do Município, das 8h às 17h.

Além disso, todos aqueles que apresentarem sintomas ou tiver dúvidas sobre o Coronavírus podem entrar em contato com profissionais médicos e enfermeiros por meio do “Ligue Saúde São José”: 0800 580 3610. Pelo telefone, a população também pode tirar dúvidas sobre a vacinação contra Influenza.

O Centro de Referência de Sintomáticos Respiratórios de São José permanece funcionando no CATI, todos os dias, das 7h às 19h. No local está sendo feito o acolhimento, triagem e consulta para pessoas com sintomas do Coronavírus e doenças respiratórias.

 

Confira a lista de casos confirmados por bairro:

 

Campinas 6

 

Serraria 6

 

Ipiranga 5

 

Forquilhas 4

 

Barreiros 4

 

Centro 4

 

Bela Vista 3

 

Areias 3

 

Kobrasol 2

 

Potecas 2

 

Jardim Cidade 2

 

Liboa 2

 

Nossa Senhora do Rosário 1

 

Picadas do Norte 1

 

Ponta de Baixo 1

 

Praia Comprida 1

 

Picadas do Sul 1

 

Real Parque 1

 

 

--

 
 
Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura de São José

Comentar

0 Comentários