Prefeitura de São José anuncia novas medidas de enfrentamento ao Covid-19

  • PRIMER TV
  • 21/Apr/2020
  • 0
  • Entre as ações está a continuidade das blitze de saúde para conscientização da comunidade

 

A prefeita Adeliana Dal Pont se reuniu, na manhã desta segunda
(20) com secretários e equipe de Saúde para avaliar as novas
medidas de enfrentamento ao Coronavírus em São José

A prefeita Adeliana Dal Pont reuniu-se com secretários e a equipe de Saúde, na manhã desta segunda (20), para uma nova avaliação do cenário de combate ao Coronavírus em São José. Entre as ações definidas estão a liberação de funcionamento de hotéis, pousadas e motéis; a realização de novas blitze da Saúde e a nova fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza no município.

De acordo com a prefeita, um dos objetivos da reunião foi avaliar a situação após a liberação parcial do funcionamento do comércio na semana passada. A partir desta segunda (20), o uso de máscaras em estabelecimentos comerciais passa a ser obrigatório, de acordo com o decreto 13281/2020. Além disso, passa a ser autorizado, a partir de quarta-feira (22), o funcionamento de hotéis, pousadas e motéis mediante regras que serão editadas em portaria da Secretaria Municipal de Saúde.

Para os próximos dias também estão mantidas as Blitze de Saúde para a conscientização e orientação da população. Na última semana, com a reabertura do comércio de rua, foram realizadas barreiras com a participação da Guarda Municipal e equipe de Saúde na Avenida Presidente Kennedy (Campinas) e na Avenida Leoberto Leal (Barreiros). Nas ações, foram abordados 2.518 veículos, sendo 50% de Florianópolis, 30% de São José, 20% de Palhoça e 10% de Biguaçu.

Desde total, 70 pessoas estavam com febre. “Os moradores de São José foram orientados a procurar o CATI, onde está em funcionamento a Central de Triagem. Já os moradores dos outros municípios foram orientados a procurar o serviço de saúde de sua cidade para verificação”, explica Adeliana. A prefeita destaca que, mesmo com a liberação das atividades, a quarentena está mantida e as pessoas precisam manter as medidas de isolamento social. “Quem puder deve permanecer em casa e evitar locais com aglomeração de pessoas. Se precisar sair, é fundamental usar a máscara, manter a distância de outras pessoas e fazer a higiene das mãos”, enfatiza.

A partir desta semana também será iniciada a nova etapa de vacinação contra a Influenza. Neste fase, o público alvo serão os doentes crônicos, caminhoneiros e adolescentes em medida socioeducativa. Nesta quarta-feira (22), será feita uma ação de vacinação no Ceasa, com foco nos caminhoneiros e nos trabalhadores dos boxes. Já no sábado, dia 25, será realizado o Dia D de Vacinação contra a gripe para este público alvo. As Unidades Básicas de Saúde do Município estarão abertas das 8h às 17h para a aplicação das vacinas.

 

Comentar

0 Comentários