São José ultrapassa meta de vacinação contra a gripe em idosos

 O município de São José ultrapassou a meta determinada pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra Influenza em idosos. Até esta segunda-feira (13), foram imunizadas 25.419 pessoas com mais de 60 anos, o que representa 124,85% do público alvo indicado pelo Ministério da Saúde. Além disso, também já foram vacinados cerca de 6 mil profissionais das áreas da Saúde, Segurança e Salvamento.

Os critérios da Campanha Nacional de Vacinação são determinados pelo Ministério da Saúde, que também indica o público alvo que deve ser imunizado em cada etapa. A meta para os municípios é atingir 90% do grupo prioritário, sendo que em São José a população de idosos a ser vacinada era de 20.360 indivíduos. Desde o dia 19 de março, as equipes de saúde já imunizaram 25.419 pessoas com mais de 60 anos, atingindo o percentual de 124,85% de cobertura no município.

Para chegar a este resultado, a Prefeitura de São José definiu uma série de estratégias. O objetivo foi garantir a imunização da população, evitando aglomeração de pessoas. Uma das ações foi antecipar o início da Campanha de Vacinação. No dia 19 de março, feriado municipal, todas as unidades de saúde foram abertas exclusivamente para aplicação da vacina no público da terceira idade, com atendimento de cerca de 7 mil pessoas.

Outras estratégias foram a vacinação em residência de idosos acamados e com mais de 80 anos, vacinação nos asilos para idosos e cuidadores, além de um esquema de vacinação agendada em condomínios. Também foram realizados dias especiais de vacinação em pontos estratégicos para faixas etárias. Na última ação, realizada nesta segunda (13), foram imunizados 5,8 mil idosos entre 60 e 70 anos.

Para a secretária de Saúde, Sinara Simioni, o resultado positivo foi alcançado com antecedência porque houve o engajamento das equipes de Saúde para proteger a população idosa. “Esse alcance tão rápido foi resultado do trabalho das equipes que se empenharam ao máximo. Outro fator determinante para a que meta fosse cumprida foram as Equipes Volantes que percorreram os bairros da cidade para levar em domicílio o serviço para os idosos”, avalia Sinara.

O trabalho segue nesta semana com a vacinação agendada em condomínios, para idosos acamados e com mais de 80 anos em domicílio. Lembrando que os idosos podem ser imunizados até o final da campanha, em 22 de maio. Para a prefeita Adeliana Dal Pont é muito importante que a comunidade, principalmente as pessoas dos grupos considerados de risco, seja vacinada. “A vacina contra a Influenza não previne do vírus da Covid-19, mas é extremamente importante para garantir a imunidade contra outros tipos gripes que são comuns nesta época do ano", aponta Adeliana.

Além do público da terceira idade, as equipes também atuaram na imunização dos profissionais da Saúde, Segurança e Forças de Salvamento, já que estes estão na linha de frente no combate ao Coronavírus no município. Já foram imunizados cerca de 6 mil profissionais, o que corresponde a 81% da meta de 7.161 pessoas. Para atingir este total, nos próximos dias serão realizadas novas ações de imunização no Hospital Regional e Hospital da Unimed.

A próxima etapa da Campanha de Vacinação terá como foco portadores de doenças crônicas, adolescentes em medida socioeducativa e caminhoneiros. Segundo calendário do Ministério da Saúde, o início da próxima etapa de vacinação é no dia 16 de abril, mas ainda depende da chegada de nova remessa de vacinas. Assim que as novas doses chegarem, a Prefeitura vai anunciar como será feita a vacinação deste público alvo.

--
 
 
Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura de São José
 
 
 

Comentar

0 Comentários