Eleição direta para Diretores e Conselhos Escolares acontece nesta quarta (20) em São José

  • Primer TV
  • 21/Nov/2019
  • 0
  • Professores, servidores, pais e alunos poderão votar para escolher os novos diretores dos CEMs, CEIs e Escolas Profissionais, das 7h às 20h

Uma nova eleição direta para diretores e diretores adjuntos da rede municipal de ensino de São José acontece nesta quarta-feira (20). Professores, servidores, pais e alunos poderão votar para escolher os novos diretores dos Centros Educacionais Municipais (CEMs), Centros de Educação Infantil (CEIs) e Escolas Profissionais, das 7h às 20h. Nesta eleição, a comunidade escolar também deve eleger o Conselho Escolar dos CEMs e CEIs de São José.

 

O processo eleitoral segue os mesmos moldes das votações realizadas nos anos anteriores, com a supervisão da Secretaria Municipal de Educação por meio da coordenação da Comissão Eleitoral Geral (CEG) e das Comissões Eleitorais Locais (CEL). A eleição ocorrerá por meio de voto secreto, sendo que podem votar professores, servidores, pais e alunos. Cada família terá direito a um voto, deste modo, votará ou o representante legal pelo aluno menor de 12  anos ou o aluno com idade superior a 12 anos. É necessário que a votação em cada unidade de ensino tenha 50% mais um dos votos válidos, sendo a maioria simples para eleger as chapas.

 

A eleição para diretores e diretores adjuntos será realizada em 34 Centros de Educação Infantil, das 7h às 19h e em 22 Centros de Educação Municipal, das 7h às 19h. Já nas unidades de ensino que contam com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) o horário de votação será das 7h às 20h; e nas seis Escolas Profissionais também das 7h às 20h. Na Escola Municipal do Meio Ambiente, em Forquilhas, onde votam apenas os servidores, o horário de votação será das 7h às 17h.

 

Neste ano, o CEM Interativo, o CEIs Nossa Senhora Aparecida, CEI Araci Olivia da Silva e a Escola profissional Cândido Damásio não terão processo eleitoral para diretores, pois não houve candidatos inscritos. Após o processo eleitoral, a Secretaria de Educação indicará um profissional para a função, como consta no Artigo 9, parágrafo 2º do Decreto Nº 12219/2019.

 

O processo de eleição para os Conselhos Escolares será realizado nos 23 CEMs e 36 CEIs da rede municipal. A votação acontece de forma secreta, com voto de professores, servidores, pais e alunos, sendo que cada membro terá seu voto individual e divido por segmento. O período de atuação do Conselho é de dois anos.

 

O resultado provisório das eleições será divulgado no dia 22 de novembro no Diário Oficial dos Municípios. Os recursos deverão ser realizados na CEG até as 12h do dia 27 de novembro. O resultado final será divulgado até as 12h do dia 29 de novembro. O mandato será de dois anos, correspondente ao período de 02 de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2021.

 

Serviço

O quê: Eleições diretas para diretores e diretores adjuntos e Conselhos Escolares da rede municipal de ensino de São José

Quando: nesta quarta-feira (20), das 7h às 20h

Onde: nas unidades de ensino da rede municipal

Comentar

0 Comentários