Projeto Conhecer São José leva estudantes para visitar o Centro Histórico da cidade

  • Primer TV
  • 11/Jun/2019
  • 0
  • A iniciativa tem como objetivo difundir a cultura e a história do município por meio de visitas guiadas aos espaços e prédios públicos históricos.

Nesta terça-feira (4), em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (FMCT), estudantes do Colégio Elisa Andreolli, localizado em Barreiros, participaram do projeto “Conhecer São José”, que promove visitas monitoradas ao Centro Histórico. A turma de aproximadamente 25 alunos do 3º ano do ensino fundamental teve a oportunidade de mergulhar na viagem através do tempo, guiada pelo historiador Nelson Félix. Eles conheceram detalhes sobre a história do Museu Histórico, da Biblioteca Municipal, da Casa da Cultura, da Bica da Carioca, entre outros pontos histórico-culturais da cidade.

Durante o passeio, as crianças puderam conhecer um pouco mais da história dos primeiros habitantes da região e das tradições que os portugueses trouxeram há mais de 200 anos para o município josefense, além das construções que formam o Centro Histórico. Maria Luisa Mello, de 8 anos, aproveitou a oportunidade para fotografar tudo e não correr o risco de esquecer. “A nossa cidade é tão antiga e hoje conhecemos bastante sobre ela. Eu não conhecia quase nada sobre a história”, comentou Maria.

O projeto Conhecer São José foi criado pela Lei Municipal n° 5101, de 04 de julho de 2011, pelo então vereador Lédio Coelho, atualmente secretário da Casa Civil. “Resgatar a memória e as tradições do município é fundamental para que as novas gerações possam manter viva a história de São José”, justificou Lédio no projeto.

“É por meio da educação que se pode realizar boas ações e projetos que incentivem as crianças a conhecerem a importância dos valores históricos e ir além das salas de aula para ampliar o conhecimento”, destaca Lédio. “Você só valoriza aquilo que conhece. A criança tem que conhecer o Centro Histórico da cidade e aprender sobre a cultura. Nesse projeto, os alunos têm a oportunidade de visitar locais que fazem parte do patrimônio histórico-cultural josefense e instituições ligadas ao Poder Público, como a Câmara Municipal”, conclui o secretário.

“O projeto busca a valorização e o resgate da nossa história ao difundir a cultura local, além de possibilitar que os estudantes e público em geral tenham mais proximidade com o nosso Centro Histórico por meio das visitas guiadas”, explica a superintendente da FMCT, Joice Porto.

Conhecer São José

O projeto, desenvolvido pela FMCT, tem como objetivo transmitir o conhecimento sobre a história, os aspectos geográficos, culturais e turísticos articulados ao cotidiano escolar dos visitantes. Alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, além de grupos organizados, podem participar de visitas dirigidas que resgatam a memória da histórica cidade de São José.

O roteiro de visitação tem a duração aproximada de duas horas, contemplando o Centro Histórico e seu importante conjunto arquitetônico que formam o Patrimônio Cultural da cidade. No itinerário do projeto estão construções como o Theatro Adolpho Mello, a Biblioteca Municipal, a Casa da Cultura e o Museu Histórico, as praças Arnoldo Souza e Hercílio Luz, a Igreja Matriz e o Beco da Carioca.

As visitas acontecem de terça a quinta, no período vespertino e devem ser agendadas previamente no Museu Histórico Municipal de São José, pelo telefone 3247-0059.

Comentar

0 Comentários