Dia de prevenção à saúde realiza mais de 3,5 mil atendimentos em São José

  • Primer TV
  • 25/Oct/2019
  • 0
  • Dia D movimentou as 23 Unidades Básicas de Saúde, ofertando múltiplos serviços à população feminina e infantil

O Dia D de Prevenção à Saúde, com ações da Campanha Outubro
Rosa e da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, movimen-
tou as 23 unidades básicas de saúde de São José

O Dia “D” de prevenção à Saúde teve saldo positivo em São José. A mobilização da Campanha Outubro Rosa, em conjunto com o Dia Nacional da Imunização Contra o Sarampo e o programa Mais Saúde da Mulher, movimentou as 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no último sábado (19). Foram realizados mais de 3,5 mil atendimentos na rede e todas as unidades ofertaram múltiplos serviços à população feminina e infantil. Além disso, a data marcou a inauguração da sala de vacina e os três anos de implantação da UBS Ceniro Martins. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e Diretoria de Atenção Primária.

A secretária de Saúde, Sinara Simioni, comemorou a experiência. “Visitei as unidades e conferi de perto o engajamento das equipes. Essa junção de forças das diretorias proporcionou um movimento na Saúde que há tempos não víamos no município e o resultado foi incrível. Em um dia alcançamos mais de 75% da média mensal de exames preventivos realizados na rede”, aponta Sinara.

A UBS Ceniro Martins promoveu diversas ações para comemorar
os três anos da unidade e a abertura da sala de vacina

“Foi um aprendizado enriquecedor para as áreas, mostrando que quando nos unimos com empenho e dedicação, conseguimos proporcionar Saúde de excelência para a população. O sucesso está expresso nos números registrados”, assinala a diretora de Atenção Primária, Fabrícia Martins.

Algumas unidades, como a UBS Ceniro Martins, surpreenderam as visitantes com coquetel, momento da beleza e sorteio de brindes. “Oferecemos um lanche comemorativo ao aniversário da Unidade e, além de cuidar da saúde, as usuárias puderam cuidar da beleza e as crianças tiveram um espaço de recreação. O esforço para a realização desse evento valeu a pena, pois todos saíram satisfeitos e a equipe mais unida”, destaca a coordenadora a UBS Ceniro Martins, Luciane Nascimento.

Vacinação

Os pais também aproveitaram o sábado para levar as crianças
para verificar a necessidade de aplicação de alguma vacina

Com relação ao público infantil, foram realizados cerca de 2,2 mil atendimentos durante o sábado, o que permitiu avaliar a qualidade da cobertura vacinal do município, já que, deste total, apenas 333 crianças precisaram ser imunizadas. “Isso mostra que temos efetividade de cobertura, considerando que a maioria das crianças estava com a caderneta de vacinação em dia. Desde o início da Campanha, em 7 de outubro, mais de 4 mil crianças compareceram às Unidades de Saúde e estão devidamente imunizadas”, relata a secretária Sinara Simioni.

A aplicação da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) foi oferecida para as crianças de seis meses e menores de cinco anos, sendo que a Campanha segue até o dia 25 de outubro para essa faixa etária. A segunda etapa, para jovens de 20 a 29 anos, será de 18 a 30 de novembro, sendo o Dia D realizado dia 30 de novembro.

Para a secretária de Saúde, Sinara Simioni, o engajamento das
equipes foi fundamental para o sucesso da ação que, em um dia,
alcançou mais de 75% da média mensal de exames preventivos
realizados na rede. Na imagem, o secretário adjunto Udo Hawerroth
e o secretário da Casa Civil, Lédio Coelho

Outra ação que gerou impacto positivo na cobertura vacinal foi a exigência da Declaração de Atualização Vacinal para a realização da rematrícula na rede de ensino municipal. “Na última semana, os pais procuraram as unidades de saúde e tivemos um grande impacto nas doses realizadas, com destaque para as vacinas contra a febre amarela, varicela, HPV e meningite do tipo C. Conseguimos assim chegar até crianças que estavam com esquema vacinal incompleto, diminuindo o risco de adoecimento por essas doenças imunopreveníveis”, salienta a gerente de Imunização, Iula Bastos.

Outubro Rosa

Já entre as mulheres foram cerca de 1,5 mil atendimentos. Deste total, foram realizados 610 exames preventivos do câncer do colo do útero, 300 solicitações de mamografias e 410 testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C. Comparado ao ano passado, houve um aumento de 65% no número de atendimentos, já que em 2018 foram realizados 900 atendimentos, 170 testes rápidos, 490 preventivos e 280 solicitações de mamografias.

Na área da saúde da mulher, foram realizados exames preventivos
encaminhamento para mamografia e rodas de conversa para
passar informações e orientações sobre a prevenção

Foram ofertados exames clínicos de mama para solicitação de mamografia e o preventivo de colo uterino (Papanicolau) a todas as mulheres interessadas. Consultas com médicos especialistas e palestras também integraram a programação.

“O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Diante dessa realidade, a melhor medida continua sendo a prevenção. E sábado conseguimos atingir a proposta de disseminar informações e orientações sobre o assunto, além de realizar os exames.”, afirma a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Joyce Menezes.

Até o fim do mês de outubro, as ações como coletas de exame preventivo, solicitação de mamografias (conforme critérios de indicação), consultas médicas, consultas odontológicas, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, rodas de conversa sobre prevenção do câncer do colo do útero, câncer de mama, alimentação saudável, práticas integrativas e “dia da beleza” continuam sendo promovidas nas UBS em São José.

Fotos: Divulgação Secom/PMSJ

Comentar

0 Comentários