Atividades de conscientização marcam a Semana Lixo Zero em São José

  • Primer TV
  • 25/Oct/2019
  • 0
  • O objetivo é promover ações que incentivem a sociedade a repensar e reduzir a produção de lixo na cidade

A Prefeitura de São José, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FMADS), participará da Semana Lixo Zero com ações que incentivem a sociedade a repensar e reduzir a produção de lixo no município. Com o tema “São José Menos Lixo”, serão promovidos mutirões de limpeza neste sábado (19) e no dia 26 de outubro. A mobilização integra a programação da Semana Lixo Zero, iniciativa do Instituto Lixo Zero que segue de 18 ao dia 27 de outubro.

A primeira atividade da Fundação Municipal do Meio Ambiente será promovida neste sábado (19), das 9h às 12h, com a realização de um mutirão de limpeza no entorno do Jardim Botânico de São José. A ação conta com a parceria do Instituto Lixo Zero,  da Câmara Socioambiental (CSA) Aemflo/CDL, da Caasc/OAB-SC e GDS Pilates.  

Já no sábado seguinte (26), a programação segue com o mutirão de limpeza na orla da Beira-Mar de São José. A concentração será ao lado do estacionamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (próximo à pista de skate) a partir das 8h30min, com aquecimento e ginástica. Das 9h às 12h será realizado o mutirão, sendo que ao final será feita a separação e pesagem dos resíduos coletados. No local haverá ainda a distribuição de mudas pelo Horto Florestal Municipal de São José aos participantes do evento.

Para a superintendente da FMADS, Fernanda Diniz Farias, participar da Semana Lixo Zero é uma oportunidade para chamar a atenção dos cidadãos sobre a importância de se dar o destino correto ao lixo. “O descarte irregular dos resíduos polui e traz conseqüências graves para o meio ambiente. Por isso, a mobilização da sociedade é fundamental para repassar essa mensagem adiante e fazer com que cada cidadão repense e reduza sua produção de lixo”, destaca Fernanda. 

Semana Lixo Zero

As ações organizadas na Semana do Lixo Zero buscam integrar a sociedade na reflexão sobre o consumo e a responsabilidade pelos resíduos gerados. A abertura será nesta sexta-feira (18), a partir das 8h30, na Praça CEU, no bairro Ipiranga, com uma série de ações, como a exibição de um vídeo sobre a temática do lixo e a inauguração das “árvores de reciclagem”.

Programação

18/10

8h30min: abertura da Semana Lixo Zero - Praça CEU, bairro Ipiranga

18h45min: Painel Lixo Zero, auditório do USJ

 

19/10

9h: mutirão de Limpeza no entorno do Jardim Botânico, Rua Cauassu, Potecas

14h: palestra “Alimentos: reaproveitamento, resíduos e destino final”, Jardim Botânico de São José

 

21/10

10h30min: mutirão de limpeza no entorno do CEM Santa Terezinha, Rua Francisco Ignácio do Nascimento, s/n, Forquilhas

14h: Oficina Minhocário, Museu Histórico de São José, Centro Histórico

 

23/10

14h: Oficina Minhocário, Museu Histórico de São José, Centro Histórico

 

26/10

8h30min - Mutirão de limpeza na Orla da Av. Beira Mar de São José, com ginástica e distribuição de mudas

14h: Oficina de Composteira Pedagógica, Parque Ambiental dos Sabiás, Rua Francisco Ignácio do Nascimento, s/n, Forquilhas

 

27/10

14h: encerramento no Beira-Mar em Movimento, Beira-Mar de São José
 

Foto: Divulgação Secom/PMSJ

Comentar

0 Comentários