Programa “Trabalhador Saudável já imunizou mais de 3 mil pessoas em São José

  • Primer TV
  • 04/Oct/2019
  • 0
  • A iniciativa promove vacinação em empresas, orientação dos gestores e a conscientização dos colaboradores

Prevenir doenças, promovendo a saúde individual e coletiva no ambiente corporativo é uma estratégia essencial para reduzir os riscos de transmissão de doenças, minimizar as faltas e a queda de produtividade. Pensando nisso, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, desenvolveu o programa “Trabalhador Saudável”. A iniciativa é realizada em parceria com a Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (Aemflo) de São José a partir de campanhas de vacinação em empresas, orientação de gestores e conscientização dos colaboradores.

A empresa interessada solicita a vacinação ocupacional dos seus colaboradores e, a partir da confirmação via e-mail, é realizado o agendamento, conforme descrito no projeto. O trabalho nas empresas é feito a partir da quantidade de doses de vacinas recebidas mensalmente, assim como a capacidade de atendimento das equipes.

A secretária municipal de Saúde, Sinara Simioni, lista uma série de benefícios da vacinação ocupacional. “Estamos protegendo o funcionário de doenças infecciosas, evitando a transmissão para clientes, pacientes e consumidores, ampliando a proteção de grupos vulneráveis de trabalhadores, como os idosos, e proporcionando a atualização vacinal de um segmento significativo da população”, destaca Sinara.

“Ações do porte do programa contribuem para que se atinja a cobertura de prevenção de muitas doenças, incluindo algumas que já estavam erradicadas e estão retornando à circulação urbana”, explica a diretora da Vigilância Epidemiológica, Isabel Oliveira.

Desde a implantação do projeto, em 2018, já foram atendidas 23 empresas, com a imunização de mais de 3 mil colaboradores. Em setembro, as equipes de Saúde realizaram palestras, orientações sobre prevenção, atualização vacinal e testes rápidos, nas empresas JBS Alimentos, ST Importações e Continente Shopping.

Na ação, são atualizados os esquemas vacinais dos trabalhadores, mediante apresentação da caderneta vacinal no dia do evento, das seguintes vacinas: Febre Amarela; difteria e tétano (dT); Hepatite B; Sarampo, Caxumba e Rubéola (VTV).

“Também estamos realizamos ações pontuais de vacinação em empresas visando a prevenção da febre amarela, influenza e sarampo. Desta forma, em conjunto com o programa Trabalhador Saudável, atendemos diversas outras empresas e instituições, realizando as ações in loco, ampliando o acesso desses usuários aos serviços de saúde”, complementa a gerente de Imunização, Iula Bastos.

Além de prevenir a proliferação de doenças transmissíveis e beneficiar a qualidade de vida do trabalhador, a vacinação ocupacional traz vantagens também para os empregadores, que reduzem gastos com as ausências por adoecimento. Essas ações são tão benéficas que alguns profissionais em idade mais avançada vêm sendo imunizados não apenas contra gripe, mas também pneumonia e outras doenças.

A medida auxilia ainda na redução das filas nas Unidades Básicas de Saúde, além de facilitar o atendimento aos trabalhadores, principalmente, para as empresas que não contam com profissionais de saúde para a aplicação da vacina.

Foto: Divulgação Secom/PMSJ

Comentar

0 Comentários