Café com Atitude promove encontro para conscientização sobre descarte de resíduos

  • Primer TV
  • 04/Oct/2019
  • 0
  • A proposta do encontro foi promover a Semana do Lixo Zero por meio do planejamento de ações para a sociedade reduzir a produção de lixo

A proposta da Semana do Lixo Zero em São José foi apresentada
durante o Café com Atitude, realizado no Centro Multiuso

Com o objetivo de promover boas práticas e proteger o meio ambiente, uma equipe da Prefeitura de São José participou do Café com Atitude, realizado no Centro Multiuso. A proposta do encontro foi promover a Semana do Lixo Zero em São José, que ocorrerá entre os dias 18 e 27 de outubro, por meio do planejamento de ações para a sociedade reduzir a produção de lixo. O lançamento da programação será realizado no dia 13 de outubro, durante a Feira da Freguesia.

Um dos exemplos apresentados no encontro foi o projeto desenvolvido pelos alunos do Colégio Aldo Câmara da Silva que, desde o início do ano, busca conscientizar alunos e profissionais da escola sobre a produção de lixo e a relação com o consumo. A iniciativa foi apresentada à equipe escolar antes de ser implementada em todo o colégio e, atualmente, conta com o apoio da comunidade escolar para reduzir e reutilizar os resíduos. 

Para a superintendente da Fundação do Meio Ambiente, Fernanda
Farias (esq), é fundamental envolver a sociedade na discussão
sobre geração e descarte de resíduos. Ao lado, a vereadora Méri
Hang, que também esteve presente ne encontro

Para a superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Fernanda Diniz Farias, os hábitos de consumo contribuem para uma grande geração de resíduos, sendo importante envolver a sociedade nessas discussões. “Os maus hábitos de consumo contribuem para a geração desenfreada de resíduos, daí a importância de envolver a sociedade nessas discussões. Foi emocionante conhecer o projeto que está sendo desenvolvido pelos alunos do Colégio Aldo Câmara, é um exemplo de que juntos, poder público e sociedade, podemos fazer a diferença", ressalta Fernanda.

A embaixadora do Instituto Lixo Zero, Ana Paula Dores Ramos, lembra que o maior objetivo das ações é unir a sociedade para buscar uma solução para o problema do lixo. “Os resíduos são resultantes de nossas atividades diárias e o excesso que produzimos faz com que haja esse grande problema mundial que acompanhamos. Para impedir ainda mais a degradação do meio ambiente, precisamos pensar em atitudes e ações que consigam reintroduzir os resíduos no ciclo de aproveitamento”, assinala Ana Paula.

O diretor do Instituto Lixo Zero Brasil, Mateus Peçanha, e a embai-
xadora do Instituto, Ana Paula Dores Ramos, explicam que o
objetivo é unir e envolver a sociedade para buscar soluções

O evento é promovido pelo Instituto Lixo Zero Brasil, que é uma organização da sociedade civil responsável pela iniciativa da Semana do Lixo Zero. Pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil, o grupo busca reunir pessoas e empresas para discutir e propor mudanças por um mundo mais sustentável e inovador.

De acordo com o diretor do Instituto Lixo Zero Brasil, Mateus Peçanha, envolver-se com o projeto é proteger a cidade, pensando no antes e depois do consumo. “Nosso objetivo é impactar as pessoas com ações simples, mas que deixem um legado, para que se preocupem com seus resíduos”, destaca Mateus.

Fotos: Divulgação Secom/PMSJ

Comentar

0 Comentários