GMSJ leva idosos do Lar de Zulma para passeio no Jardim Botânico de São José

  • Primer TV
  • 04/Oct/2019
  • 0
  • A atividade faz parte da programação promovida para celebrar a Semana do Idoso

Os idosos atendidos pelo Lar de Zulma fizeram um passeio espe-
cial com a Guarda Municipal pelo Jardim Botânico de São José

À tarde ensolarada da última sexta-feira (27) foi especial para os idosos acolhidos pelo Lar dos Velhinhos de Zulma, que tiveram a oportunidade de conhecer o Jardim Botânico de São José. A atividade faz parte da programação promovida pela Guarda Municipal de São José (GMSJ) para celebrar o Dia do Idoso e oportunizar momentos de descontração e lazer.  

No passeio, o grupo formado por 13 idosos pode conhecer o novo Jardim Sensorial projetado com mais de 50 espécies cultivadas para promover à comunidade experiências sensitivas  por meio do tato, olfato, audição e paladar ao longo do percurso pelo túnel de parreiras e plantas comestíveis.  

O passeio fez parte das comemorações da Semana do Idoso

“O passeio foi uma maravilha, o jardim é muito lindo, tem muitas árvores, pomar, flores lindas, eu nunca tinha vindo aqui e adorei muito conhecer. A natureza e a vida são mesmo as coisas mais bonitas que Deus nos deu, e que temos sempre que agradecer”, disse Maria das Dores Matos, com 102 anos de vida, carinhosamente conhecida como Dona Dodô.        

Na trilha ecológica que dá acesso ao anfiteatro os idosos aproveitaram o ar fresco para curtir o passeio e conhecer parte da vegetação. “Gosto muito de passear e também de conhecer as plantas, como a Cana do Brejo, que encontrei aqui e estou levando uma muda para plantar, pois ela ajuda a desmanchar pedras no rim”, contou Neri Pedro Sens, de 76 anos.

Dona Dodô diz que adorou conhecer o Jardim Botânico, principal-
mente as diferentes árvores, o pomar e as diversas flores 

O comandante da GMSJ, Marcelo Luiz de Souza, explica que a iniciativa foi idealizada pelo Setor do Projeto Auto Transporte Social (ATS) que disponibiliza transporte para pessoas em situação de vulnerabilidade social com necessidades especiais para a realização de fisioterapia, consultas médicas, confecção de documentos, levando em consideração as condições físicas, econômicas, de saúde e sociais. Em média, são efetuados 130 transportes mensais.

“Como o setor costuma transportar pessoas em situações rotineiras, a ideia foi planejar os passeios também para promover momentos de lazer e descontração para o grupo”, afirmou o comandante. 

A programação especial seguiu com uma festa no Lar de Zulma
que contou com a participação de uma banda da GMSJ

O Jardim Botânico de São José é administrado pela Prefeitura de São José por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FMADS), e se destaca com mais uma opção educativa de passeio para toda a comunidade.

“O Jardim Botânico está a serviço de toda a comunidade. É um ambiente importante que se caracteriza como instrumento de estudo e preservação de espécies nativas na cidade de São José e está aberto para ser desfrutado por todos os moradores e visitantes”, lembra a superintendente da FMADS, Fernanda Diniz Farias.       

O comandante da GMSJ, Marcelo Luiz de Souza, explica que a ideia
foi promover momentos de lazer e descontração para o grupo

A programação para celebrar o Dia do Idoso, seguiu nesta segunda-feira (30) com confraternização na sede do Lar de Zulma, no bairro Campinas, com a presença da banda da GM e apresentação de um cão adestrado, e encerra nesta quarta-feira (2), às 15h, com uma caminhada na Avenida Central do Kobrasol.  

O Lar dos Velhinhos de Zulma dá assistência em tempo integral a idosos carentes. A instituição acolhe, atualmente, 34 idosos, e conta com o serviço de 32 funcionários e a ajuda de mais de 50 voluntários somente in loco, além da parceria com a Prefeitura de São José.  No local os idosos têm acesso a atividades recreativas, assistência médica, alimentação adequada e recebem muito carinho de visitantes e voluntários.   

O cão adestrado Argos fez a alegria dos idosos durante a festa
promovida pela Guarda Municipal de São José 

“Muitos idosos adoram passear e pedem para realizar este tipo de atividade, que traz muitos benefícios para eles, tanto nas questões emocionais, quanto sociais pelo fato de proporcionar o fortalecimento de vínculos com a comunidade”, ressalta a psicóloga da equipe psicossocial do Lar dos Velhinhos de Zulma, Thais Helena Barbi Perego.

O passeio no Jardim Botânico contou com momentos de lazer e também uma parada para um lanche delicioso ao ar livre. A atividade foi acompanhada pela GM Paula Nunes e o GM Maurício Passos dos Santos, do diretor de Unidade de Conservação, Sérgio Stähelin, e acompanhantes dos idosos do Lar de Zulma.

Fotos: Divulgação Secom/PMSJ

Comentar

0 Comentários