Assistência e Saúde desenvolvem Grupos de Gestantes e de Bebês no CRAS Areias, em São José

  • Primer TV
  • 04/Oct/2019
  • 0
  • Serão realizadas oficinas, encontros e ações de orientação visando à saúde de gestantes e bebês na área de abrangência da unidade assistencial

O CRAS Areias vem desenvolvendo com a comunidade os grupos
voltados para gestantes e para bebês

A Secretaria de Assistência Social, por meio do CRAS Areias, iniciou em parceria com a Secretaria da Saúde, por meio da UBS Areias e Núcleo de Atenção Saúde da Família (NASF), um Grupo de Gestantes e o Grupo de Bebês. A proposta é realizar oficinas, encontros e ações de orientação com foco na saúde das mulheres grávidas e dos bebês residentes na área de abrangência do CRAS Areias. As inscrições dos interessados podem ser feitas diretamente no CRAS Areias ou na UBS Areias.

A enfermeira a UBS Areias, Paula Miotto, conta que a iniciativa de criação dos grupos partiu dos profissionais da UBS Areias e NASF devido a grande demanda de atendimento de gestantes na região. A proposta é abordar não somente as questões biológicas, mas também outros aspectos relevantes ao desenvolvimento das mães e bebês, como saúde emocional da gestante; o apoio no ambiente familiar, no trabalho, na escola e na comunidade; além das orientações sobre a construção do vínculo com a criança, a participação do pai e os direitos constitucionais.  

No Grupo de Bebês são duas turmas: uma voltada para crianças
de 1 mês de idade e outro para bebês de seis meses

O Grupo é direcionado às gestantes e famílias que residem na área de abrangência do CRAS Areias. Os encontros acontecem mensalmente em datas pré-estabelecidas, na sede do CRAS Areias, com a participação de profissionais do CRAS, NASF e UBS para possibilitar às gestantes um espaço de convívio e discussão de questões que vão além das consultas pontuais.   

Entre as atividades já desenvolvidas estão os encontros de vivência ministrados pela profissional psicóloga do NASF, Cristina Corrêa; e a oficina de confecção de guirlanda de bebê realizada dentro do Projeto Mulheres em Ação, da BPW Florianópolis, que acontece todas as terças e quintas-feiras, no período vespertino para promover a confecção de produtos como bolsas, sacolas e necessaires, com bordado a mão e dupla face entre outros. 

Já no Grupo de Bebês o objetivo é fornecer orientações para o crescimento e desenvolvimento saudáveis de crianças menores de um ano. O trabalho se dá por meio de oficinas, atividades e ações de cuidado saudáveis desde o nascimento, a fim de favorecer o desenvolvimento físico e psíquico adequado.

No Grupo de Gestante estão sendo realizados
encontros de vivência e a oficina de confecção de
guirlanda junto com o Projeto Mulheres em Ação

“Neste sentido buscamos desenvolver uma prática integrativa com as famílias, em ações intersetoriais e multiprofissionais, preventivas e socioeducativas, para garantir maior autonomia por escolhas que facilitem o crescimento e desenvolvimento saudável de suas crianças, assim como maior qualidade de vida da família como um todo”, explica a coordenadora do CRAS Areias, Jéssica Miolla Soares.

Os encontros do Grupo de Bebês são mensais e subdivididos em dois grupos. Uma turma é voltada para bebês com um mês de idade, em que são realizadas as medidas antropométricas e avaliação geral da criança, visando o acompanhamento do crescimento e incentivo ao aleitamento materno (quando possível) ou suas dificuldades. Já o segundo grupo é voltado para bebês de seis meses, em que é feita a avaliação geral e as medidas antropométricas para o acompanhamento do crescimento. Também são feitas orientações sobre introdução alimentar, com participação da pediatra e nutricionista do NASF, enfermeiro da UBS Areias e profissionais do CRAS Areias. 

 “Trata-se de um trabalho importante que, além de compartilhar informações para garantir a gestação e o crescimento saudável dos bebês, possibilita que os profissionais envolvidos percebam, avaliem e encaminhem precocemente questões relacionadas à gravidez, parto e nascimento que dependam de outros setores para serem solucionadas ou acompanhadas”, comenta a secretária de Saúde, Sinara Simioni.    

Mais informações sobre participação nos grupos podem ser fornecidas pelo CRAS Areias, que está localizado na Avenida Oswaldo José do Amaral, s/n, em frente ao Campo da Amizade. O telefone de contato da unidade é: (48) 3246-7474. A área de abrangência do CRAS Areias é formada pelos bairros Areias, Barreiros, Bela Vista, Jardim Cidade de Florianópolis, Nossa Senhora do Rosário, Potecas, Real Parque e

Comentar

0 Comentários