Prefeitura de São José abre vagas para aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres

  • Primer TV
  • 23/Sep/2019
  • 0
  • A atividade faz parte do novo projeto GMSJ “Guarda Por Elas” e as aulas começam em 3 de outubro

A Prefeitura de São José abriu inscrições para aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres. A Atividade faz parte do novo projeto da Guarda Municipal de São José “Guarda Por Elas” e tem o objetivo de possibilitar alternativas para o enfrentamento da violência contra a mulher, por meio da disseminação dos direitos e mecanismos de proteção às mulheres, empoderamento feminino  no seu aspecto emocional e instruções de Krav Maga (Sistema de Combate e Defesa Pessoal Israelense).

O curso terá início no próximo dia 3 de outubro e será ofertado gratuitamente a  todas as mulheres residentes em São José com mais de 14 anos, aptas ao desenvolvimento de atividades físicas. As inscrições podem ser realizadas neste link.

Serão oferecidas 60 vagas no total, que serão divididas em duas turmas com 30 alunas cada, em dois polos diferentes: na sede da GMSJ, no bairro Campinas, as quintas-feiras, e na Praça do CEU, no bairro Ipiranga, as sextas-feiras. O curso será ministrado uma vez por semana, das 19h às 20h, durante dois meses, com encerramento previsto para o dia 3 de dezembro. 

O comandante da GMSJ, Marcelo Luiz de Souza, enfatiza que curso vai além das práticas de defesa pessoal, proporcionando às participantes diversos benefícios para saúde física e mental. "A atividade é uma forma de capacitar as mulheres de maneira preventiva, ensinando técnicas de autodefesa básicas para o dia-a-dia que, aliadas a outros conhecimentos, estimulem a autoconfiança e também as encorajem a denunciar eventuais abusos", destaca.

A aula teórica será aplicada integralmente no primeiro encontro pela guarda municipal Ângela Welter que fará a apresentação da equipe e cronograma do projeto. Nos encontros seguintes o projeto dará início às práticas da defesa pessoal com a professora Josiane Alcântara, que é instrutora Operacional do Grupo  ATTAC.  Dentro do projeto serão realizados também círculos de construção de paz com a psicóloga Tuanny Pfeifer, abordando a temática do empoderamento feminino no seu aspecto emocional.

As instrutoras

GM Ângela Welter

A guarda municipal Ângela Welter, é bacharel em Direito, pós-graduanda em Direito Constitucional e membro da Rede de Proteção às Pessoas em Situação de Violência de São José. Já ministrou palestras no 2º Fórum da Juventude da Escola Altino Corsino Flores; na Central de Penas e Medidas Alternativas de São José para o Projeto Cidadania Sobre Rodas; Fórum de Violência Urbana da Procasa, e na Semana de Iniciação Científica – IES/FASC palestrando sobre a Violência Contra a Mulher.

 

Josiane Alcântara

Josiane Alcântara

Instrutora operacional do Grupo  ATTAC, expert em Defesa Pessoal com exímio conhecimento em Artes Marciais. Registrada no Conselho de Educação Física, é credenciada na Policia Federal,  atual faixa 3°Dan de Karatê, Faixa Petra de kickboxing e Faixa Preta 1ºGrau Krav Maga e Kapap, além de ser Faixa Preta de Kendo (Arte da Espada Samurai). Como atleta já ganhou títulos de campeã Interestadual; deca campeã Brasileira; tri campeã Sul-americana; campeã Mundial em Full Contact (Luta de Contato em Ring).

 

Tuanny Pfeifer

Bacharel em Psicologia, servidora pública municipal e atua no Setor de Psicologia da Guarda Municipal de São José (GMSJ). A profissional participa de Avaliações Psicológicas para Porte de Arma de Fogo, acompanhamentos de Saúde Mental para os agentes da Guarda, atendimentos clínicos, desenvolvimento de aplicação de treinamentos e é facilitadora de Círculos de Construção de Paz.

Comentar

0 Comentários