Atletas de São José são destaque em competições nacionais e internacionais

  • Primer TV
  • 06/Sep/2019
  • 0
  • Investimentos realizados pela Prefeitura de São José têm feito a diferença na formação e no apoio aos atletas

Cena que tem se tornado comum nos últimos anos: os atletas de
São José subindo no pódio de competições esportivas

O Esporte em São José vem se consolidando como um caso de sucesso. Em cerca de seis anos, o município passou de um participante discreto a destaque em competições estaduais, nacionais e até internacionais. O fomento ao Esporte tem sido uma prioridade da gestão da prefeita Adeliana Dal Pont, com a implantação do projeto Bolsa Atleta e a ampliação dos convênios com entidades esportivas.

Somente em 2019, os investimentos com o Bolsa Atleta e as escolinhas de iniciação ao esporte somam R$ 2,3 milhões, recursos que têm beneficiado 174 atletas de rendimento e mais de 6 mil crianças e jovens que participam de aulas gratuitas em mais de 20 modalidades em todas as regiões cidade.    

A carateca Luana Pinheiro ficou com a medalha de prata no 
Campeonato Pan-Americano de Karate, disputado no Equador

Além do impacto social, os resultados aparecem também na forma de medalhas. No último sábado (31), por exemplo, a carateca Luana Pinheiro, de 17 anos, conquistou a medalha de prata no Campeonato Pan Americano de Karate, disputado no Equador. A atleta venceu quatro lutas seguidas e chegou à grande final onde enfrentou outra brasileira, a paulista Anna Laura Prezotti, considerada uma das melhores do mundo.

Já a atleta Micaela Mello, de 19 anos, ganhou a primeira medalha do Brasil no Campeonato Pan-Americano Sub 20 de Atletismo, realizado no final do mês de julho, na Costa Rica. A atleta conquistou o bronze nos 100 metros com barreiras com 13.41, melhorando seu recorde pessoal. 

Micaela Mello segue colecionando bons resultados. O mais recen-
te foi a medalha de bronze no Campeonato Pan Americano
Sub 20 de Atletismo, realizado na Costa Rica

Durante o Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo realizado no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, de 14 a 18 de agosto, os atletas de São José também saíram vitoriosos. Gabriel Fagundes Salles foi campeão da categoria adulto, Calebe Matheus, o campeão juvenil e Maristela Mulaski levou o bronze na categoria adulto. 

Os judocas veteranos que participaram do Pan Americano de Judô categoria master realizado no Chile, em agosto, também obtiveram êxito em suas participações. O campeão brasileiro e sul-americano William Fernandes Jacques foi o vencedor na categoria com mais de 100kg; a campeã brasileira e sul-americana Rosangela Lopes Morais foi a vice-campeã  pan-americana na categoria com menos de 78kg, e Filipe Terada,  campeão brasileiro e sul-americano, foi o campeão pan-americano na categoria com menos de 66kg.  

A equipe de São José também foi destaque no Super Campeonato
Brasileiro de Taekwondo disputado no Rio de Janeiro

Para a prefeita Adeliana, o apoio ao Esporte representa um investimento no crescimento das pessoas, na melhoria da qualidade de vida da população e, consequentemente, no desenvolvimento da cidade. “É um recurso que contribui com o aperfeiçoamento dos atletas e também com a formação de crianças e jovens. Além disso, estamos investindo na criação de espaços físicos voltados ao lazer e treinamento esportivo que representarão um legado importante para o município e para as futuras gerações”, destaca Adeliana.  

O superintendente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Funesj), João David Garcia, destaca que a política de incentivo tem impulsionado o desenvolvimento do esporte em todos os níveis, da área social até o esporte de alto rendimento. “O nosso papel é dar condições para que as pessoas possam ter oportunidade de praticar esportes e dar suporte para que os atletas participem bem das competições. Os bons resultados comprovam que a política que adotamos em São José tem dado muito certo”, assinala João.

O judoca Filipe Terada é o campeão pan-americano
na categoria com menos de 66kg 

No âmbito estadual, os atletas do time de São José participaram da 32ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina realizada na cidade de Rio do Sul com a participação de 81 municípios do estado.  A equipe encerrou a competição em 12° lugar no quadro geral, com total de 29 medalhas, sendo 10 de ouro, cinco de prata e 14 de bronze. 

As equipes de São José ainda conquistaram o título geral da Copa Santa Catarina de Judô, a atleta josefense Ana Claudia Rodrigues tornou-se bicampeã da Meia Maratona de São José e, no 27º Triathlon de Garopaba, os atletas terminaram a competição com 12 medalhas e um título geral.  

O município também foi o grande campeão da Generation Handball, torneio internacional disputado em Viborg, na Dinamarca, e reconhecido como uma das maiores copas de Handebol para categorias de base realizadas na Europa, onde a equipe conquistou um título na modalidade Handbeach e o outro na categoria sub 20.     

Rosangela Lopes Morais conquistou o título de vice-campeã
pan-americana na categoria com menos de 78kg

Agora, os atletas e equipes de São José se preparam para a próxima edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). No ano passado, a delegação josefense fez a melhor campanha da cidade na história da competição e terminou em 4º lugar na classificação geral obtendo 113 pontos com 74 pódios, sendo 21 de ouro, 27 de prata e 26 de bronze.  

Fotos: Divulgação Secom/PMJS

 

Comentar

0 Comentários