Novos profissionais são recebidos pela equipe da Secretaria de Saúde de São José

  • Primer TV
  • 04/Sep/2019
  • 0
  • Os atendentes de saúde pública e técnicos de saúde bucal iniciaram o serviço nesta quarta feira (28)

Visando garantir um melhor atendimento à população, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, investiu na contratação de 167 novos profissionais para ampliar as equipes de atendimento e reforçar o corpo clínico das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nesta segunda feira (26), 35 médicos clínicos gerais começaram a atuar na rede de Atenção Básica do Município. Já os 92 atendentes de saúde pública e 10 dos 40 técnicos de saúde bucal iniciaram o trabalho na quarta feira (28). No total, foram beneficiadas 23 UBS’s, três policlínicas e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS II) e (CAPS AD).

Para a secretária de Saúde, Sinara Simioni, o objetivo é garantir
um melhor atendimento à população que procura as unidades
básicas de saúde de São José

Os novos profissionais foram recebidos pela secretária de Saúde, Sinara Simioni; pelo secretário adjunto, Udo Hawerroth; a diretora de Atenção Primária, Fabrícia Martins; e pelo diretor geral de Saúde, Willian Westphal. Na oportunidade, Sinara deu boas vindas aos novos servidores e aproveitou para destacar que a maneira como o cidadão é acolhido, faz toda a diferença. “Vocês estarão na linha de frente e nosso objetivo é garantir um atendimento mais humanizado, com toda a qualidade e respeito que a população de São José merece. A ampliação das equipes oportunizará maior suporte à demanda da atenção básica de saúde, que visa, inclusive, a prevenção”, destacou a secretária.

Os médicos clínicos gerais estão atuando no atendimento de demanda espontânea. Com essa contratação, São José passa de 17 para 52 clínicos nas Unidades Básicas. “Além disso, os auxiliares e técnicos de enfermagem que estavam fazendo o atendimento na recepção, com a contratação de mais profissionais, voltam a atuar em suas respectivas áreas”, explica a diretora de Atenção Primária, Fabrícia Martins.

Antes de iniciarem os trabalhos nas unidades, os novos profissio-
nais passaram por uma capacitação interna

A prefeita Adeliana Dal Pont afirma que a medida foi tomada para ampliar a capacidade de atendimento das unidades de saúde. “Esses novos profissionais vieram se somar às nossas equipes para garantir um melhor atendimento à população. Temos uma demanda crescente na rede de Atenção Básica e a Prefeitura de São José não tem medido esforços para garantir à comunidade o tratamento que merece”, destaca a prefeita.

Os novos profissionais foram contratados por meio de uma Organização Social escolhida a partir de um processo licitatório. Antes de iniciar o trabalho nas unidades, eles passaram por um processo de capacitação que abordou questões como os fluxos dentro do município, a assistência farmacêutica, os sistemas de informação que o Município opera, tais como o eSUS (Atenção Básica) e o SISREG (Sistema de Regulação), o funcionamento específico de cada unidade e as necessidades da população da área locada.

No total, foram contratados 167 novos profissionais, sendo 35
médicos clínicos gerais, 92 atendentes de saúde pública e 40
técnicos de saúde bucal 

As equipes Estratégia da Saúde da Família (ESF) são formadas por, no mínimo, um médico, um enfermeiro, um técnico ou auxiliar de enfermagem, agentes comunitários de saúde e serviço de odontologia. São José tem atualmente 23 UBS´s habilitadas com 43 equipes ESF que atendem, em média, cerca de 120 mil pacientes por mês. Com a conclusão das obras de três novas unidades de saúde (Real Parque, Vila Formosa e Goiabal), serão 26 unidades e 49 equipes, sendo que a cobertura na Atenção Básica passará de 62% para cerca de 83% do município.

“A chegada dos profissionais de corpo clínico aumentará a resolutividade das unidades básicas, pois eles terão como prioridade o atendimento das demandas espontâneas. Deste modo, retiramos essa demanda das equipes de ESF, que podem se dedicar ao acompanhamento da população que está sob sua responsabilidade.”, completa Fabrícia.

Fotos: Divulgação Secom/PMSJ

Comentar

0 Comentários