Prefeitura de São José promove vacinação para população em situação de rua

  • Primer TV
  • 16/Aug/2019
  • 0
  • Foram oferecidas vacinas contra hepatite, tétano, febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para usuários dos serviços do Centro POP

Na manhã desta quarta feira (14), a Prefeitura de São José promoveu um “DIA D” de vacinação para os usuários atendidos no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). A ação foi realizada em parceria pela Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Saúde, em conjunto com o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS). Foram oferecidas vacinas contra hepatite, tétano, febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

A ação faz parte do projeto “Metanóia”, que visa propor alternativas para reduzir os riscos sociais e resgatar a autoestima, considerando o princípio do protagonismo e da autonomia da pessoa em situação de rua. Além de articular e ampliar os serviços de rede já existentes.

Antes de iniciar o processo de aplicação das vacinas, a gerente de Imunização da Vigilância Epidemiológica, Iula Luana Bastos, ministrou uma palestra didática e explicativa sobre as doenças, explicando as causas, sintomas e formas de contágio. Além dos possíveis efeitos colaterais das vacinas, Iula esclareceu também as dúvidas dos usuários. “Eles correm um risco muito grande de se contaminarem nas ruas, por estarem vulneráveis. Principalmente com o tétano, a hepatite B e a febre amarela. Afinal a bactéria vive em vários ambientes, por isso a necessidade da prevenção”, explicou a gerente.

Os usuários também assistiram à uma palestra sobre doenças,
explicando as causas, sintomas e formas de contágio

Segundo o coordenador do Centro Pop, Mário Sérgio Nascimento, o pedido à Secretaria de Saúde foi feito para que o público atendido pelo serviço ficasse não apenas protegido, mas também preparado para a reinserção no mercado de trabalho. “Estamos gratos pelo atendimento da Secretaria de Saúde, pois temos o projeto de incluí-los no mercado de trabalho e estar com a saúde em dia é um dos pré-requisitos de muitas empresas”, ressalta Mário Sérgio.

Para o coordenador, a ação também busca a inclusão da população em situação de rua. “É muito importante esse trabalho em parceria com Secretaria Municipal de Saúde, porque é uma questão de inclusão social. A população em situação de rua é um segmento ainda invisível para a sociedade. É um grupo vulnerável que precisa sim ser imunizado”, assinala.

Para a gerente de Imunização da Vigilância Epidemiológica, Iula
Bastos, a imunização da população em situação de rua é impor-
tante devido ao grande o risco de contaminação 

Durante a vacinação foram imunizadas cerca de 30 pessoas. Rafael Silveira agradeceu o atendimento do Serviço e a equipe. “Fui internado para tratamento por nove meses e acabei voltando às ruas, mas a equipe do Centro POP está me dando toda a assistência para refazer meus documentos e futuramente voltar a trabalhar. A vacinação foi mais um passo e estou grato por isso”, conta Rafael.

“Considero de extrema importância nos vacinarmos. Na infância tomei todas as necessárias. Mas ultimamente vi algumas propagandas por aí e estava interessado, principalmente na de hepatite e na de sarampo. E graças ao Centro POP, já estou imune. Agradeço a equipe por ter se lembrado da gente”, afirma Marcos Antônio Correa, usuário do serviço.

Centro POP

O Centro POP de São José atende diariamente as pessoas em situação de rua, das 8h as 17h, oferecendo refeições, banho, lavação de roupas e entrega de kit higiene. No local, os usuários também recebem atendimento técnico para pedido de documentação civil (pedido de certidão, agendamento do RG, da CTPS, para o alistamento militar, título de eleitor), cortes de cabelo, confecção de currículos, dentre outros serviços da rede socioassistencial e de saúde.

No espaço, os interessados ainda têm acesso ao cine pop (com a exibição de filmes), biblioteca, sala de informática para acessar e se cadastrar em vagas de empregos (acompanhados com monitor). Este atendimento gratuito é ofertado à população em situação de rua pela Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Fotos: Divulgação Secom/PMSJ

Comentar

0 Comentários