Governador defende relações comerciais entre SC e países árabes, em fórum econômico

  • Primer TV
  • 23/Oct/2020
  • 0
  • Governador defende relações comerciais entre SC e países árabes, em fórum econômico

O governador Carlos Moisés participou nesta quinta-feira, dia 22, do encerramento do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes. Pela live, que transmitiu o evento, o chefe do executivo teve a oportunidade de estreitar as relações comerciais e apresentar o Estado como um dos líderes em exportações no Brasil. Segundo dados da Secretaria de Agricultura e Pesca, só em 2019 Santa Catarina exportou 422,3 mil toneladas e US$ 681,5 milhões em carne suína e de frango para países árabes.

Carlos Moisés foi o único governador de estado que participou do fórum, e em seu pronunciamento reforçou a relação já bem-sucedida com os países árabes. Segundo ele, o Estado é receptivo à aproximação não apenas comercial como também cultural com o oriente médio. “Como governador eu não poderia perder essa oportunidade de falar sobre o que é o Estado de Santa Catarina e o quão disposto estamos a incrementar as relações com os países árabes. A nossa agroindústria é muito forte, corresponde a cerca de 30% do Produto Interno Bruto catarinense. Por isso, SC naturalmente se destaca no abate halal, processo que respeita os princípios do Islamismo ao longo de toda produção do alimento”, ressaltou.


Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Santa Catarina conta com a primeira filial da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, no município de Itajaí, cidade portuária de Santa Catarina que exporta grandes volumes para os países árabes. Além disso, o Consulado Honorário do Marrocos fica em Florianópolis.

Sobre o Fórum

O Fórum Econômico Brasil & Países Árabes, edição especial online, teve como tema O Futuro é Agora. O evento, que foi realizado entre os dias 19 a 22 de outubro, é organizado pela Câmara Árabe junto com a União das Câmaras Árabes e com apoio da Liga dos Estados Árabes. O objetivo do Fórum é de promover e estreitar as relações comerciais e culturais entre os países, propondo uma reflexão sobre como as trocas podem crescer e se fortalecer de forma sustentável.

De acordo com Rubens Hannun, presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, o Fórum foi visto em pelo menos 61 países nos cinco continentes. O encerramento contou também com a fala do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, o vice ministro da Arábia Saudita, Khaled Tash, o ministro da economia do Estado da Palestina, Khaled Osaily, o presidente do Conselho das Câmaras Sauditas, Ajlan A. Ajlan, o decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil e embaixador do estado da Palestina Ibrahhim Alzeben, o senador Jean Paul Prates, o secretário-geral da União das Câmaras de Comércio Árabes, Khaled Hanafy, secretário-geral adjunto e chefe do gabinete e secretário-geral da Liga Árabe, embaixador Hassam Zaki.

Informações adicionais para imprensa:
Gabriela Ferrarez Figueiredo
Assessoria de Imprensa
Secretaria Executiva de Comunicação - Secom
E-mail: ferrarezgabriela@gmail.com
Fone: (48) 3665-3045
Site: www.sc.gov.br

 

 

Comentar

0 Comentários