Campanha do Outubro Rosa seguirá protocolos de prevenção à Covid-19

  • Primer TV
  • 14/Oct/2020
  • 0
  • O Município realizará agendamentos e ações voltadas à saúde da mulher de forma adaptada durante todo o mês de outubro

 

A Campanha do Outubro Rosa, voltada à prevenção e detecção precoce do câncer de colo de útero e de mama, neste ano terá que ser adaptada em virtude da pandemia da Covid-19. Neste sentido, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará agendamentos e ações voltadas à saúde da mulher durante todo o mês de outubro.

Todas as unidades básicas de saúde realizarão exame preventivo de câncer de colo de útero (especialmente para mulheres entre 25 e 64 anos) e solicitação de mamografia às mulheres entre 50 e 69 anos. Como diferencial, também serão feitos agendamentos voltados à saúde reprodutiva com orientações sobre o uso de anticoncepcional, uso e inserção de DIU e outros métodos contraceptivos. 

Também será possível fazer o agendamento de coleta de exame preventivo de colo de útero no horário estendido, das 17h às 19h, de segunda a sexta-feira, nas UBSs Campinas, Real Parque, Serraria novo e Forquilhinha. No dia 31 de outubro (sábado) todas as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 12h e das 13h às 17h para a realização do Dia D da Campanha Outubro Rosa.

Em razão da pandemia, as medidas de biossegurança serão necessárias e, por isso, as ações ocorrerão somente por meio de agendamento prévio para evitar aglomerações e manter a segurança da comunidade. O agendamento pode ser feito pelo telefone das unidades de saúde, para pesquisar os números clique aqui, ou pessoalmente na UBS de referência.

Para a secretária de Saúde, Sinara Simioni, o momento atípico decorrente da pandemia torna o processo de cuidado com a Saúde desafiador, porém necessário. “A campanha visa mobilizar as mulheres para que mantenham suas consultas e acompanhamentos nas unidades de saúde em dia, além da realização dos exames de mamografia e de coleta de exame preventivo, mesmo em tempos em que o distanciamento social ainda se faz necessário”, reforça a secretária, lembrando que os profissionais de saúde estão mantendo todas as medidas de higiene, segurança e uso de EPIS.

Comentar

0 Comentários