Governador acompanha posse do novo defensor público-geral de Santa Catarina


Foto: Peterson Paul 

O governador Carlos Moisés acompanhou, por videoconferência, a posse de Renan Soares de Souza como o novo defensor público-geral de Santa Catarina em solenidade na tarde desta quarta-feira, 16. Souza assume o cargo para um mandato de dois anos e terá como subdefensora Dayana Luz.

O chefe do Executivo estadual destacou o papel importantíssimo desempenhado pela Defensoria Pública do Estado em levar a Justiça para aqueles que mais necessitam.

“Afiançamos aqui o compromisso de estar junto com a Defensoria e a OAB para promover o acesso à Justiça e aos direitos fundamentais de todos os cidadãos. A Defensoria dá atenção jurídica a quem mais precisa. É de nosso interesse construir caminhos de diálogo, que podem ser muito mais importantes que a judicialização. Consideramos importante que todos nós estejamos empenhados no compromisso com a verdade e o interesse público. Dessa forma, nos irmanamos para que Defensoria catarinense seja um exemplo a ser seguido pela nação brasileira”, afirmou o governador.

O novo defensor público-geral frisou o papel da Defensoria no avanço civilizatório e prometeu fazer uma gestão pautada em dar voz aos excluídos, levando-os ao acesso a uma Justiça efetiva e que reduza as desigualdades sociais. Renan Soares de Souza também agradeceu o governador por escolher o mais votado pela categoria para assumir o cargo, fazendo uma deferência à instituição e seu processo democrático.


Foto: Divulgação / DPE-SC

“Tenho um olhar otimista sobre a nossa instituição. Pretendo fazer uma gestão que primará pela ação estratégica e comprometida com o diálogo”, afirmou Souza.

João Joffily Coutinho, que deixa o cargo de defensor público-geral, destacou a estruturação do órgão no interior do Estado como uma marca de sua gestão, que deu continuidade ao trabalho de Ana Carolina Dihl Cavalin. Coutinho agradeceu também o governador por dar estrutura para realização do trabalho.

Conheça a trajetória do novo defensor público-geral

Defensor Público do Estado desde 2013, Renan Soares de Souza tem 35 anos, foi conselheiro superior da Defensoria Pública de SC por quatro anos e é lotado no núcleo da cidade de Chapecó, do qual foi coordenador. Ele também é professor, momentaneamente licenciado, da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) há sete anos.

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e especialista em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera-Uniderp, o novo defensor público-geral já foi servidor do Ministério Público e do Poder Judiciário de Santa Catarina.

Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Assessoria de Imprensa
Secretaria Executiva de Comunicação - SECom
E-mail: leonardogorges@secom.sc.gov.br 
Fone: (48) 3665-3045
Site: www.sc.gov.br 
 

 

Comentar

0 Comentários