Conselho Tutelar abre processo de seleção para escolher membros em São José

As inscrições podem ser realizadas até 3 de julho, na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Barreiros

Encarregados de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade e do Poder Público, os Conselhos Tutelares têm competência para aplicar medidas de proteção sempre que os direitos forem ameaçados ou violados. Em São José, o Conselho Tutelar está com inscrições abertas para selecionar os próximos membros que cumprirão o mandato de quatro anos, no período entre 10 de janeiro de 2020 e 9 de janeiro de 2024.

Conforme o edital, 10 vagas estão disponíveis nesta etapa de inscrição, que antecede as etapas de aplicação de prova de conhecimentos específicos de caráter eliminatório; avaliação psicológica; e processo de escolha pelo voto facultativo e secreto dos eleitores de São José.

A função de Conselheiro Tutelar exige dedicação exclusiva, disponibilidade 24 horas, sendo incompatível com o exercício de outra função pública ou privada. Para registrar a candidatura, os interessados devem entregar à documentação necessária até o dia 3 de julho na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São José, em Barreiros, de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h, e sexta-feira, das 8h às 12h.

Entre os requisitos exigidos para inscrição, o candidato deve comprovar idade superior a 21 anos; residir em São José há mais de dois anos; comprovar experiência profissional ou voluntária nos últimos cinco anos de, no mínimo, dois anos em trabalho direto na área da criança, do adolescente e família, entre outros.

A lista dos habilitados será publicada pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, no dia 26 de julho, e poderá ser conferida no mural Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São José, no site da Prefeitura Municipal de São José e no Diário Oficial de São José.

A prova de caráter eliminatório, escrita e sem consulta, será realizada no dia 11 de agosto, das 9h às 12h, no Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), na Beira-Mar de São José, e/ou em outro local a ser definido até o dia 29 de julho. Já a aplicação dos testes psicológicos será realizada com todos os candidatos aprovados no dia 28 de agosto, às 9h, em local a ser definido até o dia 16 de agosto. O resultado final da avaliação psicológica do candidato será divulgado no dia 30 de agosto.

A eleição acontecerá no dia 6 de outubro de 2019, das 09h às 17h, no Colégio Maria Luiza de Melo, no Kobrasol, e no CEM Maria Iracema Martins de Andrade, em Barreiros. O resultado será publicado até o dia 10 de outubro em ato afixado no mural Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São José, no site da Prefeitura Municipal de São José e no Diário Oficial de São José.

Serviço

O quê: Processo de Escolha de Conselheiros Tutelares 2019

Quando: até 03/07

Onde: de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h, e sexta-feira, das 08h às 12h, na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São José, Rua Coronel Américo, nº 25, Barreiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *